GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Esportes

Rio Preto Weilers se consolida como melhor do Estado de São Paulo

Time local se destaca no cenário nacional do esporte com dois títulos e muito suor na preparação e nos jogos

Após três finais seguidas do Campeonato Paulista, dois títulos e muito suor, o Rio Preto Weilers se consolida entre os maiores clubes de Futebol Americano do Brasil. Está enganado quem pensa que o trabalho se limita a esses três últimos anos. Os primeiros passos até o bicampeonato começaram em 2015. O time se estruturou em 2016 e colheu os primeiros frutos em 2017, quando conquistou a FEFASP, válido como torneio estadual, mas com uma qualidade menor do que a SPFL.  Assim, em 2018, o Rio Preto Weilers foi convidado a disputar a São Paulo Football League e de cara veio um vice-campeonato contra a Portuguesa. A preparação foi intensificada e em 2019 o título não escapou. “O nível do Weilers agora se consolida, pois são três finais estaduais consecutivas. De fato, não é surpresa, nem para nós, nem para os torcedores que acompanham de perto, eles também tinham confiança”, disse o presidente Matheus Camargo.

O processo até chegar ao tão sonhado título da SPFL foi intenso desde o início. A preparação feita na pré-temporada foi referência na modalidade. Durante o torneio a equipe treinava até seis vezes por semana, além das reuniões de vídeo para as partidas. Todo esforço valeu a pena, resultado de um trabalho coletivo, segundo o atleta Wilmer Martinez.

“Sem dúvidas erguer a taça traz uma tranquilidade enorme e uma sensação de dever cumprido. Infelizmente no ano passado o grito de campeão ficou entalado na garganta, mas dessa vez foi diferente. A sensação que senti na final foi totalmente diferente do ano passado. Devíamos isso para a cidade de Rio Preto”, disse o wide-receiver. 

Os títulos não trazem apenas prestígio para o time de futebol americano de Rio Preto, mas também responsabilidades. Manter a equipe é o primeiro passo para continuar trilhando o caminho do sucesso. No segundo semestre a equipe deve receber mais alguns atletas e realizará uma peneira para selecionar outros jogadores. O intuito é ter um elenco mais ‘recheado’, já que com o desgaste vindo do primeiro semestre, o risco de lesão também aumenta. 

“A meta é sempre evoluir, não podemos deixar o nível cair. Então agora o foco é na BFA 2 (campeonato brasileiro da 2ª divisão), foco nos treinamentos e correr atrás de mais um título para a cidade”, disse Willmer.

Outro ponto para manter a consistência no trabalho é o fato da repercussão do Weilers na mídia ter aumentado expressivamente. Após o título o time apareceu nos principais canais de maior expressão, como o Globo Esporte estadual. A visibilidade é positiva para o clube. “Tem pessoas querendo entender mais, para incentivar, apoiar, patrocinar. Recebemos contato de torcedores que querem se oficializar, o que nos abre uma lacuna para um projeto de sócio torcedor”, disse Camargo.

O principal objetivo do Weilers era o título estadual em 2019, e a meta foi cumprida com êxito. Os planos no âmbito de competição para 2020 e 2021 serão analisados a partir de agora, mas basicamente o intuito é se manter forte. O tricampeonato paulista (segundo na SPFL) está em pauta, mas não sozinho. “O propósito social tá batendo muito forte. Pensamos em reduzir o calendário para poder desenvolver o esporte na região”, finalizou Camargo. (Colaborou Lucas Moraes)

Por Henrique Fernandes em 18/07/2019 às 23:59
TerrasAlphaville