Redes Sociais

Esportes

Empresária muda de vida e encara maratonas e corridas em trilhas

Luciana Félix é mãe de três filhos e transformou sua rotina diária com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos

Publicado há

em

A organização e o planejamento que a empresária, mãe de três filhos, Luciana Félix utiliza em seu cotidiano e em sua profissão foram decisivos para a mudança que empreendeu na vida. Acima do peso, com pré-diabetes e colesterol elevado, cansada após qualquer esforço, Luciana venceu os desafios em busca de saúde e qualidade de vida e hoje, após participar de diversas corridas de rua e meias maratonas, quatro maratonas, inclusive São Silvestre, ela descobriu a paixão pelo trail run (corrida em trilha) e neste ano disputou a primeira prova, no Trirex e, em seguida, o Brasil Ride.

“São provas extremamente desafiadora que exigem calma e paciência, pois a finalidade é chegar no tempo estipulado pela organização, correr com a sua própria mochila onde carrega sua sobrevivência: comida, meias limpas, manta térmica e apito de emergência que, graças a Deus, nunca precisei usar e nem quero!”, explica.

Para alcançar este nível de condicionamento físico e técnico, Luciana enfrentou muitos desafios. Com 62 quilos, odiava academia e musculação. O primeiro passo foi a reeducação alimentar com a ajuda de um nutricionista que incentivou a prática esportiva. “Com 1 mês de dieta já sentia o resultado. Estava mais leve, com corpo mais esbelto, perdi todas as roupas e fui obrigada a refazer o meu guarda-roupa. Com 2 meses de dieta, comecei a fazer caminhadas por conta própria”, relembra.

A corrida começou em 2009, com auxílio de um personal. “Precisava de um `cão de guarda´ para não boicotar os treinos”, admite. Com o tempo, ela começou a gostar dos treinos e sentir-se melhor. “A corrida também auxiliou no emagrecimento”, conta, e os benefícios da atividade física foram demonstrados quando ela refez os exames de rotina.

Para dar conta da rotina corrida, Luciana se organiza disciplinadamente. Aos domingos ela planeja toda a semana de trabalho e atividade de treinos, estabelecendo uma rotina de treino em planilha que obedece rigorosamente. Além da força de vontade e disciplina, Luciana confessa que o apoio da família é indispensável. “O meu marido também pratica corrida de rua, o meu filho mais velho, com 23 anos, me entende e apoia e a minha filha, que é bailarina, está sempre ao meu lado. O caçula é uma criança especial. Ele é autista e faz as corridinhas no espaço kids da Briani Assessoria Esportiva e está sempre comigo”.

Alex Briani, instrutor de Luciana, comenta a preparação dela e sua força de vontade para encarar os treinos e desafios. “O principal diferencial da Luciana, sem dúvida, é a força de vontade. Ela tem uma mente muito forte e positiva. Devido a seus muitos afazeres, ser mãe, esposa, empresária, e conciliar tudo com os treinos e competições é bem difícil.  Esse ano ela disputou provas duríssimas, maratona de 42 km, e corridas extremamente complicadas, com bastante dificuldade, como a da semana passada, do Brasil Ride, em Botucatu. É um caminho longo. Vejo que ela não vai parar. Creio que em breve virá novos desafios por aí”.

AS MAIS LIDAS