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Esportes

Confira dicas de como perder peso que ganhou no fim de ano

Educador físico dá orientações para quem exagerou nas ceias de Natal e Ano Novo

Fim de ano, muita comida boa, fartura na mesa, e, claro, os excessos acabam sendo cometidos. Sempre brotam uns quilinhos a mais. Sem contar que nesse período, muitas pessoas acabam deixando de lado as atividades físicas. E agora? O que fazer? O educador físico Alex Briani deu alguns conselhos para quem exagerou um pouco nas festas do fim de ano e agora quer ficar em forma.

Briani, um dos mais conceituados educadores físico do Estado, proprietário da Briani Assessoria Esportiva, falou que em festas, principalmente, nas de final de ano, deve-se sim, celebrar, mas com inteligência e moderação.

“É justamente nessa época do ano que podemos cometer certos excessos, que podem colocar a perder todo o esforço e suor durante do ano todo. Meu conselho é comemorar, mas nos dias certos e com moderação. O equilíbrio é o segredo do sucesso”.

E os retornos aos treinos, após o período sem praticar atividades físicas e estando mais pesado, como deve ser para até evitar lesões? “Deve ser lento e bem gradual para retornar ao ritmo normal. Janeiro é o mês em que muitas pessoas começam a praticar atividades físicas. Acredito que o grande motivo desta euforia em janeiro se dá por alguns motivos. A promessa de mudanças de vida para o ano que vai começar; verão, e aí aumenta a frequência em praias, piscinas, ranchos, e o Carnaval, data muito esperada por nós, Brasileiros”.

Sobre a desistência no início dos treinos, ele também falou. “Sobre a desistência logo com pouco tempo, acredito que também tem alguns motivos. Na minha opinião as principais são: criar expectativas fora do padrão e boa orientação de profissionais”.

É importante avaliar sua meta, segundo Briani. “É necessário saber que anos de sedentarismo não se muda do dia para noite, ou em semanas. É preciso ter um objetivo, porém colocar sempre pequenas metas para ir alcançado até chegar no objetivo principal. Por exemplo, ter como objetivo perder 20 quilos. E ai ter as metas de 2 quilos, nos primeiros 15 dias, assim sucessivamente. Procurar profissionais realmente capacitados. Não entrar em contos de fada. Para saúde não existe milagres. Na alimentação e no treinamento, tudo que for muito radical não conseguimos levar para a vida toda. E também é bacana variar os treinos para não entrar na monotonia”.

 

 

 

Por Henrique Fernandes em 16/01/2020 23:59
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