Esportes

Rio-pretense é vice-campeão paulista de hipismo

Leonardo Madalhano Nunes, 12 anos, competiu pela primeira vez na categoria salto 1 metro

O rio-presente Leonardo Madalhano Nunes, 12 anos, conquistou o título de vice-campeão paulista de hipismo na categoria salto 1 metro, no último domingo (20), no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Ele competiu com outros 39 cavaleiros disputando apenas duas para o Campeonato Brasileiro de Hipismo, competição que reúne os melhores atletas de cada estado. 

Competindo pela Hípica Villa Real e a primeira vez na categoria salto 1 metro, Leonardo e seu cavalo Platoon saltaram três dias consecutivos, sem faltas.

 “São Paulo é o centro do esporte no país, por isso fazer parte da equipe do Estado de São Paulo é uma missão ainda mais difícil. O Léo não ganhou esse título nesse fim de semana. Ele vem vencendo aos poucos, no dia a dia, ajudando aos outros a treinar, cuidando do seu cavalo, aceitando as correções do treinador e sendo um bom amigo. Ele é admirado por todos da nossa escola. E eu me orgulho de poder ser contemporâneo a esse menino”, disse Daniel Mello Gobbo, treinador de Leonardo Madalhano. 

Com quatro anos de carreira, o cavaleiro rio-pretense vem mostrando evolução no esporte. Em 2019, ele já havia sido vice-campeão paulista na categoria salto 0,80 centímetros. “Ele vem se destacando nacionalmente. É um menino dedicado, humilde e respeita os animais. Mantém uma parceria de respeito e bons tratos com seu cavalo Platoon”, afirma o treinador  Gobbo.

Com a conquista do último domingo, o rio-pretense vai  representar o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Hipismo que acontecerá em Porto Alegre (RS),  de 22 a 25 de julho.  “É um privilégio poder representar as cores do nosso estado, depois de uma batalha muito difícil nesse fim de semana”, disse o jovem cavaleiro. 

O Campeonato Brasileiro de Hipismo é conhecido por revelar talentos brasileiros no esporte, principalmente nos saltos, e que passam a representar o país nas competições internacionais.

O Brasil inclusive tem tido destaque nas competições. Nos Jogos Pan-americanos de 2019 em Lima, Peru, o Time Brasil de Saltos levou o ouro e vai disputar as próximas Olímpiadas. A equipe representada pelos cavaleiros Marlon Modolo Zanotelli, Eduardo Menezes, Rodrigo Lambre e Francisco Azevedo querem seguir os passos de Rodrigo Pessoa, o primeiro e único atleta brasileiro da modalidade a conquistar um ouro olímpico (Atenas 2004).

Por Da Redação em 22/06/2021 16:07