Esportes

Rio Preto recebe Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo de SP

Com o objetivo de dar visibilidade ao esporte paralímpico, o projeto Paradens chega em junho em Rio Preto para capacitar profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos da cidade

De 15 a 18 de junho a cidade de Rio Preto receberá o projeto Paradens (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base. São José do Rio Preto será a segunda cidade dos nove locais escolhidos em oito Regiões Esportivas do Estado, além da cidade de São Paulo, que irão receber o Paradens neste ano. A primeira cidade a realizar o projeto foi Ribeirão Preto, que capacitou 30 pessoas em 4 dias de curso, no mês de fevereiro. 

O evento será realizado no Ginásio Municipal Antônio Carlos Natalone e terá práticas de ensino de Bocha (dia 15), Vôlei Sentado (dia 16),  Natação Paralímpica (dia 17) e Goalball (dia 18). Durante os quatro dias do programa, professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes da região de Rio Preto, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas na cidade terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica do projeto, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nessas modalidades.  As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas. 

Como instrutor de Goalball, o programa terá Jônatas Augusto Cursiol, que foi membro da comissão técnica da equipe de Goalball do estado de São Paulo nas Paralímpiadas Escolares de 2018 e 2019. Para o ensino de Vôlei sentado, o responsável será Shirko Ahmadi, membro da Comissão Mundial de Pesquisa Científica do ParaVolley e que atua no grupo de trabalho do Projeto Global da Histório do “Vôlei sentado”. Na modalidade Bocha o professor presente será Vagner Lopes Lima, o “Barata”, que é coordenador de modalidades da APBS (Associação Paradesportiva da Baixada Santista) e técnico da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica na classe BC3. A capacitação da Natação ficará por conta de Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, Secretário Geral do Comitê de Clubes Brasileiros Paralímpicos e que foi membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica durante diversos anos, incluindo a Paralimpíada de Sidney, em 2000, que trouxe medalha de ouro ao Brasil.

Os interessados em participar da etapa Paradens em Rio Preto podem se inscrever no site www.paradens.com.br. Há 50 vagas disponíveis para as capacitações. 

Serviço
Evento: 2ª etapa Paradens
Data: 15 a 18 de junho 2021
Local: Ginásio Municipal Antônio Carlos Natalone - Av. Duque de Caxias, S/N - Jardim dos Seixas - São José do Rio Preto. 
Inscrições abertas: www.paradens.com.br

Por Da Redação em 10/06/2021 15:39