Esportes

Campeão brasileiro de escalada participa de treino aberto em Rio Preto

Felipe Ho Foganholo é 13 vezes campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira

A Altitude Escalada de Rio Preto promove no próximo dia 30 de janeiro, às 10 horas, com o paulista Felipe Ho Foganholo, 22 anos, um treino master para os amantes do esporte radical. Ele é 13 vezes campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira. No treino com o atleta, os escaladores têm a oportunidade de uma troca de experiências e uma forma de compartilhar as técnicas e treinos utilizados por ele.

Em São José do Rio Preto, a Altitude Escalada inaugurou o complexo esportivo em 2002 e conta com 400 metros quadrados de muros de escalada; mais de 3.000 agarras; oito top ropes; área guiada, incluindo um teto de quatro metros e mais de 75 vias montadas. Um espaço para a diversão, treino e treinamentos. A Altitude é a realidade de um sonho criado pelos irmãos Kesler e Kleber Jamal, que uniram o amor ao esporte e transformaram o ginásio em um espaço para compartilhar a escalada com um número cada vez maior de adeptos.

Inspirada na prática do montanhismo, a escalada esportiva é realizada em muros artificiais e as primeiras competições da categoria começaram muito recentemente, nos anos 1980. Os atletas da escalada esportiva, por sinal, não são chamados de alpinistas, mas sim, escaladores. A escalada esportiva foi uma das modalidades inéditas nos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano, mas o Brasil não levou sua delegação. Felipe Foganholo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta no ano de 2021, na modalidade Escalada Esportiva.

Além de habilidade, resistência, força, flexibilidade é exigido desses profissionais muita estratégia. É exigido que os atletas não só cheguem mais alto, como também sejam rápidos e façam o menor número de tentativas possível para chegar lá. Ou seja, escolher a melhor sequência na via - nome oficial dado aos possíveis caminhos dos muros - para atingir o objetivo é parte essencial do desafio.

O esporte tem três modalidades distintas: velocidade, boulder e guiada. Nesta modalidade, os escaladores percorrem uma via fixa, que não muda de uma competição para outra, em uma parede com 15 metros de altura e cinco graus de inclinação negativa. Ela exige velocidade, e vence a competição quem chegar ao topo no menor tempo.

As inscrições para a aula máster já estão abertas. A taxa é de R$ 70,00.

A Altitude Escalada funciona de segunda a sábado e está aberta para atletas amadores e profissionais.

Informações e Inscrições pelo telefone (17) 3216-2738 ou pelo Instagram @altitude_escalada

Por Da Redação em 06/01/2022 10:47