Redes Sociais

Esportes

Atleta de Rio Preto, Claudiney Batista disputa Brasileiro de Atletismo

Competição que acontece em em São Paulo é preparatória para o Mundial de Paris

Publicado há

em

Divulgação

O paratleta do CAD, Claudiney Batista, bicampeão paralímpico no lançamento de disco na classe F56 (cadeirantes) disputa neste final de semana o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo. O Brasileiro tem início na quinta-feira (15) e se estende até sábado. A competição é realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Farei a prova do lançamento de disco na quinta, por volta das 9 horas da manhã, e a expectativa é de um bom resultado já que venho treinando muito bem para esta última competição que antecede o Mundial de Paris”, afirmou o campeão.

A disputa no CT Paralímpico servirá para os atletas convocados para o Mundial de atletismo realizarem os últimos testes em provas oficiais antes da viagem a Paris, na França. A competição acontece a partir do dia 8 até 17 de julho deste ano, no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade.

O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e deve ser o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Mundial de Kobe (JAP), que aconteceria em 2021, foi adiado duas vezes devido à pandemia e confirmado para o ano que vem, de 17 a 25 de maio.

A Seleção Brasileira de atletismo contará com 54 atletas e 11 atletas-guia nas provas de pista e campo na França. Será a maior delegação do país na história dos Mundiais da modalidade. Antes, a maior equipe brasileira de atletismo em Mundiais havia sido em Dubai (EAU) 2019, quando o país convocou 43 atletas. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram a melhor campanha da história do país na competição, na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze.

O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral. Toda a Seleção Brasileira se reunirá no Centro de Treinamento Paralímipico, em São Paulo, a partir do dia 29 de junho e viajará em voo direto para a capital francesa no dia 2 de julho.

AS MAIS LIDAS