Redes Sociais

Esportes

É possível: Mirassol e Novorizontino podem subir juntos para a série A

Vitórias dos clubes da região e alguns outros bons resultados na penúltima rodada, mantém rivais ‘da selva’ vivos

Publicado há

em

Ozzair Jr./Novorizontino e Marcos Freitas/Agência Mirassol

A primeira meta das duas rodadas finais da série B do Brasileiro foi cumprida pelas equipes da região de Rio Preto. Mirassol e Novorizontino venceram (4 a 1 no Atlético-GO e 1 a 0 no Londrina, respectivamente) e vão para o último jogo ainda vivos, com chances de conquistar o acesso para o Brasileirão 2024. A situação não é fácil, mas, ao menos, os rivais ‘da selva’ escaparam de apenas cumprir tabela no próximo sábado, dia 25.

Alguns resultados da 37ª e penúltima rodada também ajudaram o sonho a continuar valendo. O já campeão Vitória-BA venceu o Sport-PE por 1 a 0 e jogous os pernambucanos para o 8º lugar, com 60 pontos, sendo ultrpassado por Leão e Tigre. O Juventude-RS não saiu do 0 a 0 em casa diante da Ponte Preta, que luta para não cair. Com o resultado, foram apenas para 62 pontos na tabela (só dois a mais que Mirassol e Novorizontino).

O Guarani de Campinas conseguiu a proeza de perder em casa para o lanterninha e rebaixado ABC-RN por 3 a 2 e não tem mais chances de acesso. Mas, fundamentalmente, a vitória do próprio Mirassol sobre o Atlético no Maião, não só manteve o Leão no páreo, como ajudou também o Novorizontino a ficar na mesma situação. Os goianos estão em na 5ª colocação, com 61 e deixaram, portanto, o G-4.

As equipes comandadas por Mozart e Eduardo Baptista somam até aqui 60 pontos cada em 6º e 7º lugares. O que dá a vantagem ao Tigre de estar na frente na tabela é o número de vitórias. O aurinegro soma uma a mais: 18 contra 17 dos mirassolenses.

Desafio final

Todas as partidas da 38ª e última rodada da série B acontecem simultaneamente, no próximo sábado, às 17h. O Novorizontino recebe o tranquilo Cricúma-SC no Jorjão. Tranquilo porque os catarinenses conquistaram neste final de semana a segunda vaga para a elite do futebol nacional e vão a campo sem nenhum objetivo em Novo Horizonte.

Já o Mirassol vai visitar o ameaçado Tombense-MG em Tombos. Com isso, o confronto promete ser de arrepiar. Os mineiros seguem na luta contra o rebaixamento (apenas 37 pontos), já que foram batidos pelo CRB-AL por 2 a 0 neste domingo (19). A posição, por enquanto, é a 16ª. Mas o Tombense pode ser ultrapassado pelo Sampaio Corrêa-MA, que ainda joga na rodada, e pode voltar ao Z-4.

Demais jogos

A última rodada tem os seguintes confrontos valendo duas vagas de acesso com seis equipes na luta por elas: Atlético x Guarani, Novorizontino x Criciúma, Sport x Sampaio Corrêa, Ceará x Juventude, Tombense x Mirassol e ABC x Vila Nova.

Como classificar?

A situação é basicamente a mesma para Mirassol e Novorizontino. Veja o que cada um dos clubes da região precisa fazer para subir:

Novorizontino: vencer o já classificado Criciúma em casa e torcer para tropeços (empate ou derrota) de duas dessas três equipes: Juventude, Vila Nova e Atlético-GO.

Mirassol: a mesma coisa do Tigre, vencer o Tombense fora de casa e secar rivais. Mas o time de Novo Horizonte também não pode vencer. Ou seja, dos quatro, pelo menos três não podem faturar três pontos.

Dois juntos?

É possível. Novorizontino e Mirassol, no cenário mais otimista possível, podem conquistar o acesso juntos e levar a região a ter dois representantes disputando contra os grandes clubes nacionais na temporada 2024. Para isso acontecer, no entanto, ambos precisam ganhar e obrigatoriamente os três acima da tabela (Juventude, 3º, Vila Nova, 4º e Atlético, 5º) tem que falhar e no máximo empatar.

Neste caso, Tigre e Leão chegariam a 63 pontos e, caso o Juventude empate com o Ceará e também chegue a 63, a dupla paulista levaria vantagem no número de vitórias. Confira a tabela completa e a classificação detalhada clicando aqui e façam suas apostas!

AS MAIS LIDAS