Redes Sociais

Esportes

Max Verstappen vence GP de São Paulo e encerra jejum em Interlagos

Holandês da Red Bull não subia ao topo do pódio no Brasil desde 2019

Publicado há

em

Reuters/Carla Camiel/Divulgação

Max Verstappen venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio de São Paulo, a 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Largando da pole position, o holandês da Red Bull dominou a prova desde o início e pouco foi ameaçado ao longo de 71 voltas.

A vitória foi a primeira de Verstappen em Interlagos desde 2019. Fora do calendário em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, São Paulo viu a Mercedes vencer nos dois anos seguintes, com Lewis Hamilton em 2021 e George Russell em 2022.

De quebra, foi a 17ª vitória do tricampeão em 2023 e a 52ª da carreira, superando as 51 de Alain Prost. Agora, ele é o quarto colocado na lista de pilotos com mais vitórias na história da F1, atrás de Lewis Hamilton (103), Michael Schumacher (91) e Sebastian Vettel (53).

O pódio da prova deste domingo teve Lando Norris (McLaren) em segundo lugar e Fernando Alonso (Aston Martin) em terceiro. O espanhol se segurou até o final, e conseguiu chegar à frente de Sergio Pérez (Red Bull), o quarto, com uma vantagem de 0.053s.

Completando as dez primeiras posições, Lance Stroll (Aston Martin) foi quinto, com Carlos Sainz (Ferrari) em sexto, Pierre Gasly (Alpine) em sétimo, Lewis Hamilton (Mercedes) em oitavo, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em nono e Esteban Ocon (Alpine) em décimo.

A corrida deste domingo foi marcada pelo grande número de abandonos. Charles Leclerc (Ferrari), segundo do grid, bateu logo na volta de formação após um problema hidráulico. Alexander Albon (Williams) e Kevin Magnussen (Haas) se enroscaram na largada. Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e George Russell (Mercedes) abandonaram com problemas.

Classificação da temporada da F1

Com os resultados do GP de São Paulo, os cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos 2023 têm a seguinte pontuação:

1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull): 524 pontos
2º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 258 pontos
3º – Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 226 pontos
4º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 198 pontos
5º – Lando Norris (GBR/McLaren): 195 pontos

Próxima etapa da F1

A Fórmula 1 volta a entrar na pista com o Grande Prêmio de Las Vegas, a penúltima prova da temporada 2023. A etapa acontece entre os dias 16 e 18 de novembro. (Com informações da Band)

AS MAIS LIDAS