Redes Sociais

Esportes

Rebaixamento do América para última divisão teve ‘requintes de crueldade’

Resultados da rodada ajudaram e Rubro vencia a líder fora de casa até 43 minutos do segundo tempo

Publicado há

em

Jornal da Franca

Que o América de Rio Preto não vive – há anos – uma boa fase na gloriosa história e que um rebaixamento não se define apenas na última rodada, praticamente todo o torcedor da região tem consciência. Mas é inegável que a recente mancha ‘conquistada’ pelo Rubro no futebol paulista no último sábado (30), a queda para a recém criada 5ª divisão, teve ‘requintes de crueldade’ com a já sofrida torcida americana.

Apesar da última rodada não ser a única que determina a queda conforme mencionado, ela vai ficar marcada na mente de muitos. Precisando de um verdadeiro ‘milagre’ para não cair, o América na 15ª rodada tinha que vencer a líder Francana em Franca e ainda torcer por uma combinação de resultados: derrota do Joseense para o Taquaritinga (em Taquaritinga) e empate ou derrota do Independente de Limeira contra o Rio Branco em Americana.

Os ‘deuses do futebol’ pareciam querer segurar a equipe rio-pretense na série A-4. Jogando em casa, o Taquaritinga fez a parte dele e bateu o Joseense por 1 a 0 enquanto que, em Americana, o Rio Branco não tomou conhecimento do Independente, despachando o adversário de volta para Limeira com uma derrota de 2 a 0. Aos 8 minutos do segundo tempo em Franca a esperança tomou conta de vez, pois o atacante Rikelmi abriu o placar para o América: 1 x 0.

Tudo certo?

Tudo caminhava bem e parecia que o Rubro conquistaria a segunda vitória no estadual, coroando com uma fuga heroica do rebaixamento. Parecia. Aos 43 minutos, o lateral esquerdo Breno empatou o jogo para a líder da competição e causou desespero nos americanos. O árbitro Flávio Roberto Mineiro Ribeiro ainda assinalou cinco minutos de acréscimos, mas, que não foram suficientes para mudar o cenário: estava confirmado mais um triste capítulo do clube do interior que tem a maior sequência de participações na elite do Paulistão, entre 1964 e 1997.

O América foi rebaixado com apenas uma vitória na A-4, seis empates e oito derrotas, somando 9 pontos. Se vencesse, iria a 11 e passaria o Independente, o outro rebaixado, que fechou com 10 e o Joseense no saldo de gols. Ambos terminariam com 11 pontos e duas vitórias, mas o time de São José dos Campos ficou com saldo -16 contra -14 do Rubro.

Enquanto isso…

Em meio ao rebaixamento e tristeza de Independente e América, as quartas de final da série A-4 estão definidas. Veja como ficaram os confrontos:

Francana (1º) x União Barbarense (8º)
São-Carlense (2º) x Ska Brasil (7º)
Taquaritinga (3º) x Rio Branco-SP (6º)
Barretos (4º) x XV de Jaú (5º)

Pelo regulamento, esta fase será disputada em partidas de ida e volta, sendo que decidem em casa cada confronto os quatro melhores colocados da fase de classificação. Se o placar agregado dos dois confrontos terminar em igualdade, as vagas nas semifinais serão conhecidas por meio de disputas de pênaltis.

Arte: Reprodução/Jornal da Franca

AS MAIS LIDAS