Esportes
Gramado do estádio Teixeirão entra em processo de revitalização
Empresa especializada foi contratada e iniciou os trabalhos essa semana no local
Começaram na última segunda-feira (28) os trabalhos de revitalização do gramado do Estádio Teixeirão em Rio Preto. Uma contratada pela nova diretoria do América é responsável pelas ações no campo. A Campanelli trabalha com grandes clubes Brasileiros como Corinthians, Grêmio, Inter e desenvolve trabalhos em Arenas como Fonte Nova, Arena Pernambuco, Estádio do Pacaembu, CT Joaquim Grava do Corinthians, entre outros.
Devido a falta de manutenção adequada, o terreno atualmente está em situação crítica. Em avaliação realizada, foi possível observar que o gramado é formado na maior parte pela grama bermudas, porém com presença de outros tipos de grama e incidência de plantas daninhas.
A superfície apresenta desde pequenos desníveis até a presença de bacias médias, que atrapalham a jogabilidade. Um fator importante a se destacar é a presença excessiva de formigueiros, o que gera um enorme risco aos atletas. De acordo com os técnicos da empresa, a revitalização será feita em várias etapas, iniciada por um maquinário especializado do tipo verti-drain que entram no gramado e realizam a quebra da camada compactada do solo, permitindo uma maior oxigenação das raízes e melhoria na infiltração de água, proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento da grama.
Em seguida, será realizada a aplicação de produtos fitossanitários, visando o combate preventivo e curativo de pragas e doenças (principalmente formigas), via pulverização. Após o término das operações de revitalização e combate as pragas, será realizada uma aplicação de adubo mineral em todo o campo. Esse procedimento visa fornecer os nutrientes necessários para que o gramado se recupere e cresça com qualidade e vigor, e deixe o gramado em condições ideais para a prática de futebol profissional.
Segundo Marcos Vilela, presidente do América, o clube faz parte do programa ‘Gramado Paulista’ que oferece consultoria especializada em preparação e manutenção nos gramados de Estádios de São Paulo. “Nossa intenção é reestruturar não só o gramado, mas todo o Teixeirão, para poder receber com profissionalismo e qualidade nossa torcida, equipe de arbitragem, times adversários e num futuro próximo jogos de times da Capital e grandes eventos”, diz Vilela.