Esportes
Rio-pretense Samuel Mota brilha no judô regional e mira título nacional
Competidor da categoria sub-13, peso meio-leve, atleta intensificou os treinamentos nas últimas semanas

O jovem judoca rio-pretense Samuel Mota, da Associação Matsumi, vem dominando as competições regionais e agora se prepara para um dos maiores desafios da carreira: a busca por um título nacional. Aos 11 anos, ele já acumula um histórico impressionante e é apontado como uma das grandes promessas do esporte.
Em 2024, Samuel disputou 15 competições e subiu ao pódio em todas. Foram 13 títulos de campeão e duas medalhas de bronze, conquistadas na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista. Nos torneios regionais, manteve sua invencibilidade, vencendo todas as lutas.
Para o sensei Roberto Fuscaldo, da Associação Matsumi, o talento de Samuel é inegável. “Ele é um atleta dedicado, disciplinado e focado. Desde muito jovem mostrou que tinha potencial e, agora, está colhendo os frutos do trabalho duro. O futuro dele no judô é promissor”, afirma o treinador.
A próxima meta do judoca é conquistar seu primeiro título nacional. No último dia 22 de fevereiro, ele ficou com a 2ª colocação na seletiva do Campeonato Brasileiro Região V, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O resultado garantiu vaga para a disputa nacional, que acontece nos dias 29 e 30 de março em Porto Alegre (RS).
Antes disso, Samuel tem outro grande compromisso: a Copa São Paulo, entre os dias 6 e 9 de março. Ele competirá ao lado dos irmãos, representando a Associação Matsumi, e entra na disputa como um dos favoritos ao título. “Já fui campeão da Copa São Paulo e quero esse título de novo. Estou treinando muito e sei que posso chegar lá”, diz o jovem judoca.
Competindo na categoria sub-13, peso meio-leve, Samuel intensificou os treinamentos nas últimas semanas. Desde que iniciou a jornada em competições federadas, após a pandemia, ele vem crescendo no cenário estadual e agora quer deixar sua marca no judô nacional.
- Cidades2 dias
Comerciante morre no hospital em RP após mais de uma semana internado
- Cidades2 dias
Rio-pretense cai em golpe pelo Telegram e perde quase R$ 20 mil
- Cidades24 horas
Possivelmente embriagado, motociclista provoca acidente com vítima em RP
- Cidades23 horas
Idoso colide moto na traseira de caminhão na SP-310 e morre no local