Redes Sociais

Esportes

Novorizontino participa de Conselho Técnico da Série B no Rio de Janeiro

Competição terá Sistema de Bolas Múltiplas e adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo

Publicado há

em

Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

O diretor-presidente do Novorizontino, Genilson da Rocha Santos, participou na última sexta-feira (14) do Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série B, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro com os representantes das 20 equipes da divisão foi comandado pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O Sistema de Bolas Múltiplas, adoção dos Protocolo Global de Combate ao Racismo e a inscrição de no mínimo 30 atletas até o dia 3 de abril foram algumas das novidades apresentadas na reunião.

“O nosso objetivo no Novorizontino é fazer o melhor campeonato possível, performar o máximo possível e a exemplo dos dois últimos anos estar brigando a todo momento por esse acesso ao Brasileirão, que é muito visado por todos” , disse Genilson.

Como já ocorreu no Paulistão, a competição vai adotar o novo método de reposição de bola. Será o Sistema de Bolas Múltiplas usado na Premier League para que os jogos tenham mais tempo de bola rolando. O sistema funcionará da seguinte forma: 15 bolas serão posicionadas em torno do gramado, em cones, e o jogador apenas “retira” a bola do suporte. O gandula tem apenas o papel de repor as bolas nesses suportes.

O Brasileirão B adotará o protocolo Antirracista implementado pela Fifa. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. Consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista e pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto. O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF, a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.

“Entre as novidades o multiball é igual foi no Paulista, teremos 32 rodadas nos finais de semana e 6 rodadas no meio da semana, e tivemos um aumento de dois integrantes no banco de reservas, sendo um fisioterapeuta e um analista de desempenho ou um segundo auxiliar. E caso o goleiro retarde o jogo, o árbitro abrirá contagem de sete segundos e penalizará a equipe com escanteio” , acrescentou Genilson.

Com o início marcado para o dia 5 de abril, o sistema de disputa da Série B do Brasileirão 2025 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 22 de novembro. “A reunião foi muito produtiva, debatemos com todos os clubes os detalhes da competição. Estamos prontos para começar uma grande edição da Série B” , afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Os clubes deverão inscrever um número mínimo de 30 atletas até o dia 03 de abril (quinta-feira, véspera do início do Campeonato), conforme os anos anteriores. Os clubes poderão inscrever um número máximo de 50 atletas no Campeonato, conforme os anos anteriores, até o dia 12 de setembro (sexta-feira – 25ª rodada), podendo substituir, no máximo, oito jogadores, até o dia 19 de setembro (sexta-feira – 26ª rodada). (Com informações da CBF e Novorizontino)

AS MAIS LIDAS