Mundo

Unesp se mantém na elite das universidades do país em rankings

No QS ranking, Universidade é a 493ª melhor avaliada; no CWUR, alcança a 421ª colocação

A Unesp ficou entre as cinco instituições de ensino superior melhor avaliadas do Brasil e as 500 melhores do mundo em dois rankings universitários divulgados nesta semana. No QS World University Ranking 2021, divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e que classificou 1.002 instituições de ensino superior, é a 493ª melhor avaliada; e no Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, aparece como a 421ª universidade melhor classificada. 

No QS World University Ranking, embora tenha ocorrido queda em relação ao 482º lugar da classificação do ano anterior, é o quarto ano seguido em que a Unesp se posiciona entre as 500 melhores do mundo. Desde o QS de 2012, quando foi incluída pela primeira vez, a Universidade oscilou em uma faixa entre a 421ª e a 600ª posições.

Para esta edição do QS ranking, foram classificadas 47 novas universidades em relação ao ano anterior. No Brasil, foram 14 universidades classificadas, o mesmo número do ano anterior. Entre elas, USP, Unicamp, UFRJ, Unifesp, Unesp, Puc-RJ, UFMG, UFRGS. A três primeiras colocadas foram, MIT (EUA), Universidade de Stanford (EUA) e Universidade de Harvard.

Um dos rankings universitários de maior prestígio, o QS ranking avalia os indicadores Reputação Acadêmica, Reputação entre Empregadores, Proporção de Docente por Aluno, Citações Científicas, Proporção de Estudantes Estrangeiros e Corpo Docente Internacional. Se for analisado apenas o indicador "Reputação Acadêmica", o de maior peso (40% do total), a Unesp está na posição 275 na classificação geral.

Segundo análise feita pela Comissão de Avaliação Institucional dos Rankings da Unesp, a pequena variação na média ponderada dos indicadores individuais da Universidade no QS ranking sugere que a Unesp manteve o "mesmo padrão nos indicadores analisados", mas que "outras instituições melhoraram ou que algumas novas que foram incluídas esse ano tiveram maior pontuação que a Unesp".  

No geral, entre as instituições brasileiras, a Unesp ficou atrás de USP (115º lugar), Unicamp (233º), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 380ª posição) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 420º lugar). Lideram o QS World University Ranking 2021 três instituições dos Estados Unidos: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Stanford e a Universidade de Harvard, nessa ordem.

Ascensão
No CWUR, divulgado na última segunda-feira (8 de junho), a Unesp foi a quarta universidade brasileira melhor avaliada (atrás de USP, Unicamp e UFRJ, nessa ordem), na 421ª colocação, e subiu 23 posições em relação à edição anterior deste ranking. 

As três universidades norte-americanas que lideram o QS também encabeçam o CWUR, mas em posições diferentes: Universidade de Harvard, MIT e Universidade de Stanford, respectivamente.

A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.

Por Da Redação em 12/06/2020 01:14
Taflex 28/05/2020