Redes Sociais

Mundo

Mais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhos

Estimativa é da agência das Nações Unidas para os Refugiados.

Publicado há

em

Mais de 200 mil ucranianos chegaram a países vizinhos desde o início da invasão russa, na quinta-feira (24), de acordo com um novo balanço da agência das Nações Unidas para os Refugiados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados disse, usando o Twitter, que os números de pessoas que fogem das tropas russas estão em constante mudança e que outra atualização será emitida ao longo deste domingo.

A estimativa no sábado foi de que pelo menos 150 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Polônia e outros países, incluindo a Hungria e a Romênia. O governo da Polônia disse, no sábado, que mais de 100 mil ucranianos tinham atravessado a fronteira polaco-ucraniana só nas últimas 48 horas.

Ofensiva militar

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeio de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou 150 mil deslocados para a Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia.

O presidente russo Vladimir Putin disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender. O Kremlin acrescentou que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN0, União Europeia e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

AS MAIS LIDAS