Redes Sociais

Mundo

Hoje é o Dia Mundial do Emoji, as carinhas das conversas da internet

Data propõe reflexão sobre a importância da linguagem universal das emoções por meio de símbolos

Publicado há

em

reprodução

Nesta segunda-feira (17), é comemorado o Dia Mundial do Emoji – essas carinhas bonitinhas que a gente usa para expressar os sentimentos e as emoções durante as conversas pela internet. A data propõe a reflexão sobre a importância dessa linguagem por meio dos símbolos.

Crida em 2014 por Jeremy Burge, fundador do site Emojipedia, o evento é celebrado em 17 de julho devido à data mostrada no “emoji calendário” desenvolvido pela Apple em 2002.

O primeiro emoji criado foi um coração: (<3)

Em 1995, Shigetaka Kurita, fazia parte da equipe da empresa de telecomunicações NTT DoCoMo. A proposta foi atrair o público adolescente para a compra dos pagers.

Dados

De acordo com o site Emojipedia, em 2020, 117 emojis foram criados, como a escova de dentes, chá de bolhas, bandeira transgênero e gato preto. Em 2019, mais de 200 emojis foram inseridos na biblioteca, como variações de tom de pele e sexo, além da criação do flamingo, do rosto bocejando e a manteiga.

Em 2018, a biblioteca alcança a marca de 2.823 emojis após a inserção de 157 novos símbolos, como canguru, lagosta e skate.

O emoji ‘cara com lágrimas de alegria’ é um dos favoritos no Twitter, com quase de 4 bilhões de usos, segundo a ferramenta Emojitracker, seguido por ‘coração vermelho’, que tiveram mais de 2 bilhões de usos e o ‘carinha de choro’, com mais de 1,7 bilhão de usos.

700 milhões de emojis são publicados na rede social Facebook todos os dias.  No Twitter, o emoji mais usado é a ‘carinha corando e rindo’ e 86% dos usuários tem 24 anos ou mais, sendo que destes usuários 57% são mulheres.
No Instagram, em meados de 2015, metade de todos os comentários publicados eram apenas um emoji.

AS MAIS LIDAS