Redes Sociais

Nacional

Ministro Alexandre de Moraes visita ambiente do Teste da Urna 2023

Presidente do TSE disse que mais de 82% dos brasileiros confiam na urna e agradeceu participação de investigadores

Publicado há

em

Divulgação/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou no início da tarde desta quinta-feira (30) o ambiente em que é realizado o Teste Público de Segurança da Urna 2023, localizado no terceiro andar do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF). Ele esteve no espaço acompanhado de ministras e ministros da Corte.

Na ocasião, Alexandre de Moraes exaltou o alto nível de confiança que as brasileiras e os brasileiros têm nas urnas eletrônicas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em março de 2022, mostrou que 82% da população acredita no sistema eleitoral do país. “O eleitor acredita na urna. Sabe que o que apertar é a sua vontade. Então, nós, na Justiça Eleitoral, trabalhamos sempre acreditando na confiança total das unas eletrônicas”, garantiu o ministro.

O presidente do TSE lembrou ainda que, nas Eleições Gerais de 2022, ocorreram alguns fatos atípicos. Houve, por exemplo, queda tanto na quantidade de votos nulos e em branco quanto no índice de abstenção no segundo turno, que costuma ser maior do que o registrado na primeira etapa da votação. “A maior prova de confiança nas unas eletrônicas é o comparecimento maciço do eleitorado. Quem não confia, não comparece”, disse o magistrado.

Agradecimento aos participantes do Teste Público

O ministro Alexandre de Moraes ainda agradeceu às investigadoras e investigadores inscritos no evento pela relevante contribuição ao processo eleitoral e anunciou a possibilidade de extensão da testagem por mais um dia, a pedido do grupo formado por peritos da Polícia Federal (PF).

“Ninguém mais do que vocês para comprovar isso [a segurança da urna eletrônica], ficando a semana toda aqui, tendo o que é possível, tentando invadir aqui, ali. Isso é muito importante. Também é para o nosso aperfeiçoamento. Cada vez mais o Tribunal Superior Eleitoral vai se aperfeiçoando para que a gente possa todo ano garantir aos nossos mais de 156 milhões de eleitores a tranquilidade na hora de votar como foi o ano passado”, observou o presidente do TSE.

Transparência da Justiça Eleitoral

Durante a passagem pelo evento, o ministro destacou a importância do evento, que, além de ser uma demonstração clara da transparência da Justiça Eleitoral, também constitui uma das dezenas de oportunidades de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação.

“Esses técnicos e técnicas que nos auxiliam, eles vão cada vez mais contribuindo para que nós possamos nos aperfeiçoar e garantir, de dois em dois anos, que os nossos mais de 156 milhões de eleitores possam, com absoluta tranquilidade e serenidade, votar sabendo que o seu voto vai ser repercutido corretamente na urna e a sua escolha vai depois ser proclamada”, afirmou Alexandre de Moraes.

Ao longo desta semana, especialistas em Tecnologia da Informação de fora da Justiça Eleitoral estão no TSE para testar publicamente, no evento, a segurança dos equipamentos que coletam o voto do eleitorado.

AS MAIS LIDAS