Política
‘Cumpri o meu dever’, afirma o deputado Fausto Pinato
Após a decisão do Conselho de Ética de aceitar o processo contra Eduardo Cunha (foto acima), o deputado, que tem base eleitoral em Fernandópolis, usou as redes sociais para falar sobre o assunto
O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que tem base eleitoral em Fernandópolis, usou as redes sociais na tarde desta terça-feira (dia 15) para se manifestar sobre a decisão do Conselho de Ética de aceitar o processo contra Eduardo Cunha. “Cumpri meu dever. O parecer pela continuidade do processo contra o presidente da Câmara, aprovado hoje [terça-feira, dia 15], comprova que eu cumpri o meu dever de parlamentar e de cidadão”, postou em sua página no Facebook, o deputado que é relator afastado do cargo por aliados do presidente Eduardo Cunha. “Como eu havia dito no meu relatório, não se trata de prejulgamento, mas simplesmente que há evidências para se admitir a abertura de um processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética. A análise dessas evidências e a decisão final sobre o caso cabem ao plenário da Câmara dos Deputados”, acrescentou Pinato.
Agora, Cunha será notificado e terá 10 dias para apresentar defesa por escrito no processo disciplinar. A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (dia 15) mandado de busca e apreensão na residência oficial de Cunha, em Brasília, e na casa particular dele, no Rio de Janeiro. A ação faz parte de uma nova fase da Operação Lava Jato e foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. No total, a Polícia Federal cumpre 53 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal (9), em São Paulo (15), no Rio de Janeiro (14), Pará (6), em Pernambuco (4), Alagoas (2), no Ceará (2) e no Rio Grande do Norte (1).