Redes Sociais

Política

Saúde ‘turbina’ dois mutirões contra o Aedes

Ações de combate ao mosquito serão realizadas neste sábado (dia 23) e no domingo (dia 24) em vários bairros, com apoio de secretarias, Defesa Civil e voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus

Publicado há

em

Com 60 casos confirmados de dengue e outros 453 em investigação só na primeira quinzena deste ano, a Secretaria de Saúde de Rio Preto turbina neste final de semana dois mutirões contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As duas ações irão contar com uma força-tarefa das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Educação, Serviços Gerais, Saúde, Defesa Civil e voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus. 

No sábado (dia 23), com apoio de 380 agentes de saúde, que ganharão o reforço de aproximadamente 600 voluntários, o mutirão será realizado a partir das 8h, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do Parque Industrial. A expectativa é de que 13 mil imóveis de 45 bairros, que compõem essa área da cidade, sejam visitados.

A ação tem término previsto para o meio-dia.De acordo com a Secretaria de Saúde, ao visitar os imóveis, os agentes de saúde vão retirar potenciais criadouros do Aedes e orientar a população sobre os riscos, além do que deve ser realizado para prevenção. A ação contará com apoio de caminhões da Secretaria de Serviços Gerais, que passará recolhendo os materiais descartados.“Estamos desenvolvendo essas ações aos finais de semana, com apoio de funcionários, voluntários e diversas secretarias que tem como objetivo retirar os criadouros e para isso escolhemos aqueles bairros onde tivemos problemas no ano passado.

Serão pelos menos 1.600 voluntários em dois dias”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Pachá. Já no domingo (dia 24), o mutirão será realizado nos residenciais Lealdade e Amizade, localizados na vicinal que liga Rio Preto ao distrito de Talhado, no bairro Luz da Esperança e nos seis condomínios Parque da Liberdade. Nesta ação, agentes de saúde em parceria com voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus vão visitar 7,2 mil imóveis para retirar potenciais criadouros e orientar a população sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito. Essa ação terá início no bairro a partir das 15h.

“Além de tirarmos os focos de proliferação do mosquito, vamos conscientizar a população para evitar aquela que pode ser a pior epidemia de dengue da história do município”.
Após os mutirões, a Secretaria Municipal de Saúde realizará nos próximos dias nebulização nas regiões visitadas, pois a retirada de criadouros e eliminar ovos e larvas do Aedes. Já a aplicação de inseticida elimina o Aedes já na fase adulta. Em outra frente, as secretarias do Meio Ambiente e Serviços Gerais também intensificaram a limpeza de áreas verdes, como terrenos baldios, avenidas nestas regiões.

Primeiro levantamento
O primeiro boletim epidemiológico foi divulgado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do site da Prefeitura de Rio Preto. Nos primeiros 15 dias deste ano foram registrados 60 novos casos de dengue. Outros 453 casos seguem em investigação. No ano passado, a cidade registrou 11 mortes e teve mais de 21 mil casos da doença.

AS MAIS LIDAS