Política
Vereadores trazem à tona abertura da CPI dos Buracos
Alessandra Trigo (PSDB) quer apurar os motivos que levaram a malha asfáltica a ficar na situação que se encontra atualmente, principalmente em um ano em que Rio Preto bateu recorde de arrecadação com multas de radares móveis e fixos
É unanimidade para os vereadores de Rio Preto, que os buracos em ruas e avenidas são um problema crônico e que afeta diretamente as pretensões eleitorais dos parlamentares na eleição de outubro. Há buracos e crateras para todos os lados da cidade. A roda de um ônibus da Circular Santa Luzia caiu em um buraco na rua 15 de Novembro na área central. Apesar do susto e do congestionamento, ninguém ficou ferido. Foi necessário quebrar parte da rua nesta quinta-feira (dia 7) para iniciar o conserto do problema. Para se der uma ideia, de janeiro a dezembro do ano passado, os vereadores protocolaram 2.639 indicações e quatro requerimentos ao prefeito Valdomiro Lopes (PSB), solicitando o serviço de tapa-buracos, muitos deles de integrantes da base governista.
E é justamente uma aliada de Valdomiro que quer a abertura de investigações. Alessandra Trigo (PSDB) quer apurar os motivos que levaram a malha asfáltica a ficar na situação que se encontra atualmente, principalmente em um ano onde o município bateu recorde de arrecadação com multas de radares móveis e fixos.
“Quero entender onde foram utilizados os valores arrecadados com o dinheiro das multas, pois foram mais de R$ 10 milhões e não notamos como esse recurso foi aplicado, pois nossas ruas continuam esburacadas”, afirmou a tucana.
Vereadores tanto da base como da oposição ainda aguardam um contato de Alessandra para saber o que a vereadora planeja, uma vez que o anúncio foi realizado na página da tucana no Facebook. Esse é o caso de Jean Charles (PMDB), que defende qualquer tipo de investigação, mas alega que não quer ser usado por Alessandra, que poderia ter outros interesses. “Todos sabem a situação dos buracos na cidade, mas não podemos permitir que nos usem para afrontar o prefeito”, afirmou.
Já Marco Rillo (PT) que condicionar a assinatura dos quatro integrantes da oposição para abertura da CPI, ao compromisso de revogar legislação que limita em duas as investigações simultâneas no legislativo. “É um absurdo essa mudança que o Fábio (Marcondes) realizou para evitar que os vereadores investiguem o prefeito. Isso precisa ser mudado”, declarou.
Já Celso Luis de Oliveira, o Peixão, destacou que o problema dos buracos realmente é crônico, mas demonstrou estar satisfeito com as justificativas de Valdomiro. “Temos muitas reclamações de buracos em toda cidade, o prefeito se comprometeu a resolver tudo agora no início do ano, vamos aguardar, tenho certeza que ele irá cumprir a promessa”, ressaltou. Para abertura das investigações propostas por Alessandra são necessárias ao menos outras cinco assinaturas, além de cumprir a obrigatoriedade de apenas duas comissões funcionarem simultaneamente na Câmara. Atualmente estão em funcionamento as CPIs da CPFL e da inclusão digital.
- Economia23 horas
Rio Preto vai ganhar a maior hiperfarmácia da América Latina
- Cidades23 horas
Prédio que abrigou Santander em Rio Preto vai a leilão por R$ 15 milhões
- Cidades1 dia
Empresa é furtada e proprietária registra queixa contra funcionária
- Cidades2 dias
Semae instala bomba no Lago 3 para melhorar captação de água