Política
Secretariado de Edinho começa a ganhar forma
Prefeito eleito começa a distribuir nesta sexta-feira (dia 11) os mais de 20 cargos de confiança do primeiro escalão

Depois de semanas de especulações e apostas nos bastidores da política rio-pretense, o prefeito eleito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), anuncia nesta sexta-feira (dia 11) parte do secretariado de seu governo. A avaliação de adversários e aliados é de que não deve haver grandes novidades no grupo quando comparado à equipe que o hoje peemedebista compôs para os outros dois mandatos em que comandou a cidade (2001 a 2008).
Entre as prováveis indicações, três são dadas como certas: Jair Moretti para o Governo, Zeca Moreira na Chefia de Gabinete e o vice-prefeito eleito, Eleuses Paiva (PRB), como secretário de Saúde. Moretti terá a missão de adestrar a Câmara para evitar o bloqueio aos projetos do Executivo e Eleuses vai enfrentar a classe médica rio-pretense descontente e desestimulada a trabalhar no Poder Público por conta da ausência de plano de cargos e carreiras.
Nicanor Batista, que foi superintendente do Semae, pode assumir agora o Planejamento ou ser reconduzido ao comando da autarquia. Nesse caso, terá de enfrentar o desperdício de água tratada que chega a 30 % por conta da má conservação da rede de distribuição. Quem também deve retornar à pasta que comandou na antiga gestão de Edinho é a professora Duda Laguna, assumindo o comando da Educação. No cargo, ela terá de enfrentar a falta de vagas em creches, problema não solucionado nas últimas duas gestões.
Se escolhido, o professor Hélio Trefíglio, que é o mais cotado para assumir a secretaria de Esportes, enfrentará, logo de cara, uma investigação que apura a existência de fraudes no Programa Bolsa-Atleta.
Para os Serviços Gerais são cotados nomes como os dos vereadores Paulo Pauléra (PP) e Marco Rillo (PT), esse último é menos provável e só deve ocorrer caso Edinho busque uma aproximação pós-eleitoral com o PT na tentativa de costurar a maioria na Câmara. Para a Comunicação, o jornalista Mário Soler, que comandou a estratégia de campanha de Edinho, é considerado o favorito. A secretaria da mulher deve ficar entre a vereadora de segundo mandato, Karina Caroline (PRB) e ex-vice-prefeita Mauren Curi (PMDB).
Está praticamente descartada a possibilidade de o prefeito eleito anunciar de uma só vez todos os nomes que vão compor o secretariado. Ao todo, Valdomiro deixa para o sucessor uma estrutura de 19 secretarias, três empresas públicas e uma autarquia. A assessores próximos, Edinho disse que acredita na possibilidade de formar um secretariado predominantemente técnico, uma vez que foi eleito por uma coligação relativamente pequena (menor que aquela que apoiou Orlando Bolçone, do PSB, candidato apoiado pelo atual prefeito). Também contou a favor, na avaliação dele, a ausência de segundo turno, que impossibilitou a troca de cargos por apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno.
- Cidades2 dias
Após acidente, morador de Potirendaba morre no hospital em Rio Preto
- Saúde1 dia
Ex-ministro Antonio Cabrera doa R$ 1 milhão para nova ala do SUS no HB
- Cidades1 dia
Polícia desarticula organização que explorava mulheres sexualmente na região
- Cidades1 dia
Vagas de estacionamento do Mercadão custam R$ 7 por hora