Política
FIT entra no mapa do turismo paulista
Proposta do deputado estadual João Paulo Rillo é aprovada e Festival Internacional de Teatro passa a fazer parte do calendário turístico de São Paulo

O Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto está, oficialmente, incluído no calendário turístico do Estado de São Paulo. Nesta semana, a comissão conclusiva da Assembleia Legislativa aprovou o projeto do deputado estadual João Paulo Rillo (PT). O projeto do petista tramitava desde fevereiro deste ano e em julho recebeu parecer favorável do relator da Comissão de Justiça e Redação Afonso Lobato. Há duas semanas, a proposta deixou de ser votada por falta de quórum.
Com a aprovação por parte da Comissão de Atividades Econômicas, fica dispensada a votação em plenário, a matéria é aprovada e o Estado passa a divulgar o FIT no calendário oficial de eventos.
“A inclusão do FIT no calendário reconhece a importância estratégica do festival para todo o estado e para aqueles, atores, produtores e público, que participam do esforço para fortalecer as manifestações culturais brasileiras”, afirmou o deputado.
Rillo falou ainda da importância do resgate que a aprovação do projeto pode proporcionar ao festival. “Isso ajuda a divulgar esse grande evento e, honestamente, corrige uma ausência que já devia ter sido reparada há muito tempo, uma vez que um festival com o peso do nosso FIT está mais do que qualificado para isso”, comentou.
Depois de aprovada a inclusão no calendário turístico, o João Paulo Rillo promete agora trabalhar para conseguir ajuda financeira para a realização do festival. “O que já conseguimos não significa captação de dinheiro, mas pretendo, em uma nova etapa, junto à Secretaria de Turismo, tentar viabilizar apoio financeiro. Vou ao secretário de Cultura, Pedro Ganga e ao curador do FIT, Jorge Vermelho, para estudarmos a forma de conseguir algum aporte”, disse Rillo.
A mostra que já foi referência no calendário teatral, contou, na edição deste ano, a 17ª da história no novo formato, com a parceria do Sesc para tentar recuperar força. Depois de desacordos entre Prefeitura e o Sesc, que coproduzia o FIT, o evento teve sua importância no cenário nacional bastante reduzida.
O FIT é uma derivação do Festival Nacional de Teatro Amador, que começou em 1969. Com o novo formato, o festival ganhou projeção principalmente depois da parceria e da entrada do Sesc, em 2001. A partir daí o evento passou atrair atores e companhias teatrais do Brasil e até do exterior, que apresentavam uma grande variedade de estilos em palcos, ruas e espaços alternativos na cidade.
- Cidades1 dia
PM de Cedral preso por homicídio aponta corrupção em prisão militar
- Cultura2 dias
Neste sábado (14), Feijoada do Ed chega à 6ª edição com show de Alexandre Pires
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 13 de junho
- Frederico Tebar2 dias
Confira as notícias da coluna do jornalista Frederico Tebar