Redes Sociais

Política

Edinho deve definir diretor do Procon na segunda-feira, dia 18

Jornalista e professor universitário Arnaldo Vieira é o mais cotado para assumir o cargo. Ele é assessor do vereador Jean Dornelas

Publicado há

em

O prefeito Edinho Araújo (PMDB) se reúne na segunda-feira, dia 18, com os dois vereadores do PRB – Jean Dornelas e Karina Caroline – para definir o nome do novo diretor do Procon de Rio Preto. A agenda foi confirmada no fim da tarde desta quinta-feira, 14, por meio de nota enviada à imprensa pela assessoria do parlamentar. A Gazeta apurou que, neste momento, o mais cotado para assumir o posto é o jornalista e professor universitário Arnaldo Vieira, que é assessor parlamentar de Dornelas na Câmara.

O comando do Procon faz parte da cota de cargos do PRB, que compôs a chapa vencedora com o prefeito nas eleições do ano passado.O posto ficou vago no final de agosto, quando o ex-diretor, Ésio Pereira, foi exonerado após discutir com vereadores em reunião na Câmara. A audiência havia sido convocada para o então chefe do Procon explicar denúncia de assédio sexual que teria sido sofrido por candidata a estagiária. O caso teria ocorrido dentro da sede da entidade no mês de fevereiro.

Na segunda-feira, os vereadores do PRB vão oferecer o nome de Vieira, mesmo diante da preferência do governo por Marcos Cardoso, que também é assessor de Dornelas. Cardoso teria a seu favor, na visão dos demais aliados do prefeito, o fato de ter formação em direito, o que traria uma aparência mais “técnica” à nomeação.Os parlamentares devem argumentar, porém, que é comum a diretoria do Procon ser comandada por profissionais de outras áreas em diferentes cidades da região. Além disso, a recomendação da Fundação Procon – idealizadora do sistema – é apenas de que sejam nomeados diretores graduados, independentemente da área de atuação.

Outra carta na manga dos vereadores é o histórico de casos em que diretores de Procons com formação em direito aproveitaram o cargo para direcionar clientes a escritórios com os quais têm ligações.O exemplo do agora deputado federal Celso Russomanno (PRB) também deve ser usado. Ele começou a atuar na área do direito do consumidor quando ainda trabalhava como jornalista (sua primeira formação) e ingressou na Fundação Procon antes de cursar direito.

Sinalização

A participação de Vieira em uma reunião no gabinete do prefeito na manhã de quinta-feira, dia 14, foi vista por aliados do governo como uma demonstração pública de apoio do partido à indicação do jornalista.Durante o evento, do qual participaram secretários municipais e seis vereadores, Vieira chegou a se apresentar publicamente como assessor de Dornelas.O encontro marcou a assinatura do Plano Municipal de Turismo, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo em parceria com diversas entidades ligadas aos setores de transporte, hospedagem, alimentação e comércio.Caso haja consenso, o nome do novo diretor do Procon pode ser anunciado ainda na segunda-feira, dia 18, por meio de nota à imprensa, ou na terça, dia 19, em cerimônia no gabinete do prefeito.

AS MAIS LIDAS