Redes Sociais

Política

Peça apresentada no Sesc repercute na Câmara de Rio Preto

Vereadores aprovam moção de repúdio contra instituição e criticam apresentação que caracteriza Jesus Cristo como transexual

Publicado há

em

A apresentação da peça teatral “O Evangelho de Jesus, Rainha do Céu”, feita no dia 16, no Sesc Rio Preto, fez bastante eco na sessão da Câmara na terça-feira, dia 19. O plenário aprovou a moção de repúdio, protocolada pelo vereador Fábio Marcondes (PR) na sexta-feira, dia 15, e o tema povoou boa parte da reunião do Legislativo.

Marcondes usou a tribuna e classificou a apresentação, onde Jesus aparece como um transexual, “sem noção”. Ele afirmou não ter nenhum tipo de preconceito relacionado à opção sexual, mas criticou a peça, que para ele, estava descaracterizada. “Nós temos que repudiar a apresentação e o Sesc, que aceitou incluir a peça na agenda. Não concordo com a maneira que ela foi feita e por isso me manifestei”, afirmou.

O vereador Marco Rillo (PT) também criticou a peça e se negou a votar a moção como forma de protesto contra a organização, formato e conteúdo da apresentação. Anderson Branco (PR), líder da bancada evangélica da Casa também não poupou críticas, assim como o presidente Jean Charles (PMDB), que chegou a enviar um e-mail para o Sesc, antes da apresentação, pedindo para que fosse suspensa.

A vereadora Márcia Caldas, que é presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, que é ligado ao Sesc, disse que sindicalistas vão tomar providências para que apresentações de natureza parecida com a que aconteceu no dia 16, não aconteçam mais.

Sobre a apresentação

Com direção de Natalia Mallo e encenação de Renata Carvalho, a peça “O Evangelho Segundo Jesus” é uma mistura de monólogo e ritual. Mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. Histórias bíblicas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas trans e minorias em geral na sociedade.

AS MAIS LIDAS