Redes Sociais

Política

Prefeitura ressuscita Festival de MPB de Rio Preto

Evento, que teve a primeira edição em 2001, terá programação em dias alternativos para facilitar participação de músicos da cidade

Publicado há

em

Sem anunciar custos, Prefeitura de Rio Preto e a Secretaria Municipal de Cultura anunciaram nesta quinta-feira, dia 28, a realização da 12ª edição do FEM – Festival Nacional de MPB Vinicius NucciCucolicchio, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no teatro Humberto Sinibaldi Neto.

Evento contará com 24 músicas, 12 delas de Rio Preto e outras 12 de diversas partes do país, e o encerramento será com o show “João Bosco Acústico”, músico que é um dos principais nomes da MPB, com projeção internacional, e que começou a carreira cantando em festivais. A organização decidiu promover o evento em dias considerados alternativos (domingo, segunda e terça-feira) para facilitar a participação de músicos de Rio Preto, que geralmente têm agenda nos finais de semana e ficariam sem ter a oportunidade de participarem.

Batizado em homenagem ao músico rio-pretense Vinicius NucciCucolicchio, o FEM passou este ano por alterações sugeridas pelos próprios participantes, que a Secretaria de Cultura ouviu em janeiro, no Escuta – Fórum de Cultura de Rio Preto. Agora nesta edição serão premiados os cinco primeiros colocados e foram criadas mais três premiações, sendo para intérprete, letra e aclamação popular.

Em janeiro, a Secretaria de Cultura promoveu um encontro com a comunidade artística de Rio Preto para ouvir sugestões e mudanças nos editais dos eventos do ano. Em agosto, o Secretário de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga e os assessores Jorge Vermelho, Miriam Shaw e Fernando Marques se reuniram com os músicos no Centro Cultural Daud Jorge Simão para apresentar a proposta de nova estrutura do festival.

As principais mudanças foram com relação a premiação, forma de inscrições (apenas online) e pagamento de cachê. A adesão de músicos foi considerada satisfatória pelos organizadores, que registraram 194 inscrições.  O prefeito Edinho Araújo considera o festival de extrema importância para a agenda cultural da cidade. “A primeira edição aconteceu em 2001, no começo do meu primeiro mandato, e agora vamos fazer um trabalho de retomada do evento que vai levar o nome de Rio Preto para boa parte do Brasil”, afirmou. 

AS MAIS LIDAS