Política
Edinho recebe grupo para tratar da situação dos moradores de rua
Rio Preto tem registrados 739 moradores de rua

Na tarde desta quinta-feira, dia 14, o prefeito Edinho Araújo (MDB) recebeu em seu gabinete o agropecuarista e vice-cônsul honorário de Espanha, Antônio Cabrera, e uma equipe da Missão Vida, formada pelo pastor Gercival Luiz Alves, pelo administrador Evangelista dos Anjos Gomes e o engenheiro Henrique Borges dos Santos. Participaram da reunião as assistentes sociais Patrícia Lisboa, Roseli Bernardes e Cris Romanelli, da Secretaria de Assistência Social (Semas). Assunto: anunciar o lançamento de um empreendimento assistencial inédito na região, para reabilitação de moradores de rua.
Em Rio Preto, a Semas faz um trabalho diuturno em prol da população de rua, com abordagem apropriada, encaminhamento para o Centro Pop, UBS e outros pontos de assistência. A ideia da Missão Vida é formar parceria com a Semas, já a partir da abordagem.
No dia 19 de março, aniversário de Rio Preto, às 16h, será lançada a pedra fundamental com culto da Igreja Presbiteriana no próprio local da obra em Guapiaçu, com acesso pela BR-153, km. 13. Será também a inauguração da entrada do imóvel, que fica na divisa Rio Preto/Guapiaçu.
Instalada em área total de 54 mil m2 e área construída de 5 mil m2, a casa pretende abrigar moradores de rua do sexo masculino, para um programa de duração mínima de sete meses, gratuito, cinco refeições diárias, 17 quartos com banheiro, templo, farmácia, consultório médico, higiene, atendimento odontológico, sala de TV, de jogos, biblioteca, entre outros itens.
Analisando a planta e pedindo detalhes da localização, o prefeito Edinho aprovou a iniciativa e pediu à Semas para abraçar a causa. “Tudo o que é para promoção do ser humano é bem-vindo. Nossa obrigação é olhar por eles e resgatar-lhes a dignidade. Sei que é um trabalho difícil e lento, por isso este reforço da Missão Vida vai trazer novo ânimo,” disse o prefeito.
O administrador da casa, Evangelista dos Anjos, explicou a metodologia do programa. “Não há recuperação sem amor e gratidão. Somos chamados para essa missão. A pessoa está na rua por rejeição, drogas, álcool. Perde o estímulo pela vida. É preciso compreender e tratar,” disse Evangelista.
Hoje, Rio Preto tem registrados 739 moradores de rua, entre fixos e trecheiros. São 350 fixos. Os trecheiros variam seus pontos entre os municípios, estão de passagem.
A obra, com sede em Anápolis (GO), marca a chegada da Missão Vida em Rio Preto, ligada à Igreja Presbiteriana. Atuante em seis Estados, a ONG foi fundada pelo pastor Wildo Gomes dos Anjos para reabilitação de dependentes químicos e moradores de rua.