GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Política

Renato Silva emociona vereadores e público durante Tribuna Livre

Médico baiano é chefe da equipe de transplantes do Hospital de Base de Rio Preto. Ele fez discurso na noite de terça-feira, dia 3, na Câmara Municipal

O médico Renato Ferreira da Silva, chefe da equipe de transplante do Hospital de Base de Rio Preto, emocionou os presentes durante a sessão na noite de terça-feira, dia 3, na Câmara Municipal. Ele fez um balanço dos últioms 20 anos do setor, desde sua implantação. Nas galerias, vários transplantados, alguns após 20 anos das cirurgias, foram levantando assim que seus nomes eram citados pelo médico baiano que escolheu Rio Preto para viver e trabalhar. 
Silva falou que transplante não é uma questão da medicina e sim da sociedade, porque tem que ter uma opção das pessoas em ceder o órgão. E que no caso de um transplante não se fala de morte e sim de vida. 
O setor de transplante é hoje um dos mais importantes do Brasil com trabalhos publicados em revistas especializadas em várias partes do mundo. Citou os números dos transplantes feitos durante um ano no HB e pela primeira vez nos últimos 30 anos um ocupante da Tribuna foi aplaudido por todos os presentes, principalmente por vereadores. Alguns, choraram. Vários vereadores deram depoimentos de problemas pessoais e familiares que Renato Silva, o baiano, interferiu.
Lembrou que nos transplantes não existem serem humanos diferentes e lembrou que judeu doa para árabe, negro para branco e nordestino para sulista. O setor faz transplantes de fígado, pâncreas e rins. O HB também transplanta córneas.

Por Da Redação em 04/09/2019 às 14:00
TerrasAlphaville