GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 10 de janeiro

O jornalista Rubens Celso Cri traz na coluna Giro Político as principais notícias de Rio Preto e do Brasil

Depois dos EUA
O vice-prefeito Eleuses Paiva, PSD, está nos Estados Unidos em férias com a família. Disse que decide se será candidato à vice na chapa do prefeito Edinho Araújo na eleição para prefeito, este ano, na volta, dia 24 deste mês. Sua pretensão, ser candidato a prefeito, não decolou.

Brasília
O projeto viável para Eleuses Paiva está em 2022. Deputado federal encaixa muito bem no seu perfil político. Além do que, ele nada perfeitamente nas águas turbulentas de Brasília. Sair candidato agora e perder coloca o projeto de 2022 em risco.

Analisando
Outro candidato que deve pensar duas vezes em disputar a eleição em 2020 é Valdomiro Lopes, PSB. Se ele concluir que Edinho é imbatível, deverá pensar duas vezes. Seria a segunda derrota consecutiva e o projeto “deputado federal 2022” fica comprometido. Tática utilizada por Edinho quando ele, Valdomiro, foi imbatível na reeleição em 2012. 

Na espera
Com Eleuses Paiva de férias, se o prefeito Edinho Araújo, MDB, também descansar alguns dias até o dia 24 deste mês quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara, Paulo Pauléra, PP. Mas Edinho não dá sinal de cansaço. 

Sem extraordinária
Paulo Pauléra disse que não tem previsão para chamar sessão extraordinária durante o recesso parlamentar. A Câmara volta a realizar sessão no dia 4 de fevereiro. “Limpamos a pauta”, informou. “Só se o prefeito convocar, mas não tem nada”, diz.

Nas redes
Nas redes sociais a campanha eleitoral de 2020 já começou. O que não faltam são candidatos a vereador. A legislação eleitoral não tem uma regra para intervir. Tem pré-candidato fazendo enquete e debate com possíveis eleitores. As campeãs são o Facebook e Instagram.

Fora das redes
Candidatos analógicos também vão à luta. Tem cabo eleitoral percorrendo redutos eleitorais, perguntando sobre os problemas e tentando marcar reunião para encaminhar soluções. No caso, cabo eleitoral de gente com mandato. 

Deserta
A Prefeitura abriu licitação para conceder a exploração da chamada Pedra, espaço abaixo do viaduto Jordão Reis onde são realizadas feiras de carros e motocicletas. Ninguém se inscreveu e ela foi considerada “deserta”. O local é mais frequentado pela Polícia do que por marreteiros e clientes.

Ninguém viu
A Riopretrans definiu o percentual de aumento da passagem do transporte coletivo. Mas os números são mantidos sob sigilo absoluto. Está previsto para entrar em vigor no dia 1º de fevereiro. O percentual foi definido, mas todos os envolvidos se negam a revelar.

Ninguém sabe
Esse aumento vem num momento delicado: IPTU, IPVA, material escolar e ano eleitoral. Ainda está na memória do meio político o que aconteceu em 2012. Candidato à reeleição, Valdomiro Lopes negou o aumento e fez as empresas amargarem dois anos cobrando a mesma tarifa.  

Romildo
Romildo Sant’Anna não é mais o diretor do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva. Pediu exoneração. Aos 71 anos, se diz cansado. Há controvérsias. Já faz trabalhos esporádicos para o Masp em São Paulo. Recebe por horas mais do que o que ganhava aqui ao longo de um mês.

Por Rubens Celso Cri em 10/01/2020 às 14:57
TerrasAlphaville