Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 7 de fevereiro

O jornalista Rubens Celso Cri traz na coluna Giro Político as principais notícias de Rio Preto e do Brasil

Repercutiu
O presidente da Câmara, Paulo Pauléra, PP, disse recentemente que os vereadores podem votar contra o prefeito Edinho Araújo, MDB, por causa da proliferação de candidaturas a prefeito neste ano. Sugeriu que os vereadores podem tomar uma atitude eleitoreira e dividir o grupo de apoio a Edinho para defender o candidato dele. 

Não vota por interesse
Renato Pupo, ainda no PSD, mas que deve ser o candidato a prefeito do PSDB, nega que vai agir dessa forma. Disse que jamais vai votar contra os interesses do município apenas para atingir o atual prefeito.

No telhado
Não com o mesmo argumento, mas Pupo concorda com o Pauléra quanto a votação do Plano Diretor. “O problema é que é um projeto muito complexo que levou um ano e meio para ser elaborado por várias comissões envolvendo três ou quatro secretarias”. “De repente chega à Câmara querendo aprovação à toque de caixa”, afirmando que “não pode ser dessa forma”. 

Complexo e complicado
Para o vereador, “o projeto [do Plano Diretor] tem que ser estudado, vários segmentos tem (que ser) consultados para que a gente vote com responsabilidade”. Ressalva que “se o prefeito perder é por causa da pressa e não por causa da eleição de outubro”.

Poker caipira
Circularam informações que a candidatura de Pupo é apenas um blefe, para formar uma boa chapa e sair a vereador com a certeza de se reeleger. Pupo diz que quem espalha mentiras sabe que a candidatura é para valer e tenta embolar o jogo político. 

Compasso de espera
Quem tinha certeza de permanecer no PSDB e disputar a eleição para vereador é o médico Cesar Gelsi. Ia sair, mas com a debandada da família Vaz de Lima e a candidatura de Pupo ele decidiu ficar. Mais tarde novamente decidiu sair porque foi informado que Gerson Furquim, PP, e Jean Dornelas, sem partido, iam colocar a fantasia de tucanos. O partido negou e, mais uma vez, ele disse “fico”. Mas, esta semana, soube que o vereador Peixão negocia com Roberto Perosa sua transferência de mala e cuia para o ninho de Dória. “Se ele vier eu saio. Nada contra o Peixão. Mas não vou disputar eleição em partido que tenha vereador”. 

Pinato
Outro que não sabe o que fazer, ao que parece, é o deputado federal Fausto Pinato, PP. Até o final da tarde de quinta-feira, dia 6, Paulo Pauléra aguardava uma ligação para saber se ele vem para uma reunião que ficou de fazer no final de semana aqui em Rio Preto. 

Rodrigo e Geninho
O deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP, visita nesta sexta-feira, dia 7, Rio Preto. Ele cumpre agenda na cidade. No sábado, dia 8, acompanha o vice-governador Rodrigo Garcia em Jales onde inaugura o Poupatempo e entrega 234 casas.

Por Da Redação em 07/02/2020 14:20
TerrasAlphaville