Política

Thiesi diz que professores concursados serão contratados, mas não tem uma data prevista

Secretários participaram da sessão da Câmara e explicaram porque professores concursados não podem ser contratados para assumir seus cargos durante a pandemia

O secretário municipal da Administração, Luís Roberto Thiesi, disse durante sessão da última terça-feira, dia 19, que a Prefeitura vai contratar os professores que foram aprovados em concurso público e convocados para assumir seus cargos. A contratação foi suspensa junto com as aulas, em março, por causa da pandemia de coronavírus. O secretário disse que a contratação nesse momento fere determinação do Tribunal de Contas do Estado. Não é possível porque eles não vão prestar qualquer serviços em contrapartida aos salários. 

Thiesi e a Secretária de Educação, Sueli Costa, usaram a Tribuna na Hora do Presidente. Eles foram convidados e aceitaram falar sobre o assunto. Professores que passaram no último concurso público foram convocados, a posse foi marcada, mas eles não puderam ser efetivados. O secretário lembrou que se eles começarem a receber sem a contrapartida o prefeito incorre em crime previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.  

Muitos professores se demitiram de seus empregos anterior porque, como funcionários públicos, não podem acumular funções em outros escolas. E sem assumirem, acabaram sem uma fonte de renda. Mas Thiesi disse que o concurso foi realizado obedecendo a uma Lei municipal. Por isso, ela terá que ser cumprida. Pediu um pouco de “paciência” e disse que o prefeito Edinho Araújo, MDB, também está preocupado com a situação. 

“As despesas com os 133 convocados que entregaram a documentação, seria de R$ 671 mil por mês. E temos a Lei de Responsabilidade Fiscal e resoluções do Tribunal de Contas para cortar despesas neste momento. Devemos obediência à legislação por isso peço paciência. A orientação é contratar o mais rápido possível”, afirmou o secretário durante sua exposição na Tribuna. 

Sueli Costa, secretária e Educação, explicou como está sendo feita a capacitação dos alunos a partir de material entregue a eles e aos país, para auxiliar o aprendizado que está sendo feito em casa. Ela revelou que quem têm acesso à internet estão conseguindo acompanhar as aulas disponibilizadas nas redes sociais da Secretaria. Ela não sabe quando as aulas serão retomadas.

Por Rubens Celso Cri em 20/05/2020 09:30
TerrasAlphaville