Política

Frente Feminina de Esquerda diz que “outdoors” em apoio a Bolsonaro não representam as mulheres de RP

Eles foram colocados por um grupo de mulheres bolsonaristas que aprovam as políticas do presidente da República

A Frente Feminista de Esquerda de Rio Preto afirma, em sua página no Facebook, que “as mulheres não estão com Bolsonaro”. O grupo reagiu a colocação de dois outdoors por um grupo de mulheres que se autointitula “bolsonarista”.

A Frente Feminista de Esquerda é formada por seis diferentes grupos de mulheres. Registra que Rio Preto tem uma população de 460 mil habitantes. Pouco mais de 212 mil são mulheres, segundo o IBGE, e que 40 pessoas não representam as mulheres.

A Frente não concorda com a frase do outdoor: “Mulheres com Bolsonaro”. E questiona se o grupo representa todas as mulheres da cidade. Afirma também que quem tem dinheiro para bancar os custos dos outdoors é quem governa e banca “tamanha barbárie”.

O texto do grupo oposicionista escreve em sua página que “essa ação é a tentativa desesperada de salvar a reputação de um desgoverno federal, prestes a ser enterrado, que será lembrado como um dos maiores genocidas à frente de uma nação nesses tempos de pandemia.”

Segundo a Frente, em apenas 100 dias de governo o presidente acabou com o Ministério “próprio” e cessou o fomento à “Casa da Mulher Brasileira”, fez defesa do “feminicídio e do Estatuto do Nascituro.”

A página registra ainda que o presidente despreza o trabalhador e a pandemia e nunca fez nenhum gesto para construir um plano para enfrentá-la e minimizar os seus impactos. E diz que as mulheres são as que mais sofrem com essa política.  Para esse grupo, “a maioria que mais tem sofrido com a atual conjuntura e com o desgoverno de Bolsonaro são as mulheres". Por isso, elas “não estão com Bolsonaro”.

Subscrevem o documento o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, o Coletivo JUNTAS!, Mulheres do PCdoB, [email protected] pela Democracia, Coletivo Feminista Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser e Coletivo Feminista Frida Kahlo, todos de São José do Rio Preto.

A manutenção de um outdoor durante 14 dias, tempo mínimo que a empresa aluga o espaço para a exposição, é de R$ 1.100,00, mais R$ 180,00 de impressão. A empresa também tem regras para a colocação. Uma delas é não utilizar o espaço para fazer política.

Por Rubens Celso Cri em 29/07/2020 12:23