Redes Sociais

Política

Rio Preto terá 10 candidatos a prefeito e 432 à Câmara Municipal

Os dados estão consolidados a partir das convenções partidárias que terminaram às 23h59 de ontem, dia 16

Publicado há

em

Rio Preto terá 10 candidatos a prefeito e 432 candidatos a vereador. Esse é o resultado após o período de convenções partidárias. Elas indicam e aprovam oficialmente as chapas que vão concorrer. A maior coligação é a Rio Preto Muito Mais, com 12 partidos, liderada pelo MDB com Edinho Araújo como candidato a prefeito.  Os 432 candidatos a vereador são filiados dos 30 partidos que disputam cadeira na Câmara Municipal.  

Dos 30 partidos que lançaram candidatos à Câmara apenas 5 conseguiu formar chapas completas. Cada um lançou 26 candidatos, o máximo permitido em Rio Preto. O próprio MDB conseguiu lançar 25 e não 26. Existem partidos que lançaram 15 e até um partido que lançou apenas uma pessoa. O Partido da Causa Operária, PCO lançou uma mulher.

Após a data de realização da Convenção o partido tem 10 dias para fazer o registro na Justiça Eleitoral. 

O resultado final das convenções mostra como está o peso dos grupos políticos na cidade. O MDB agrega 12 partidos à sua volta. O PSB praticamente foi destroçado. Partido do ex-prefeito Valdomiro Lopes, ele tinha há seis meses dois vereadores e governou a cidade por oito anos consecutivos. Na última eleição do ex-prefeito ele conseguiu ter em torno dele praticamente metade dos partidos. Nesta eleição ele lança apenas seis candidatos a vereador e na eleição para prefeito; está coligado com o PSL, de Marco Casale, e cede a vice, Terezinha Pachá. 

São candidatos a prefeito:

Carlos Alexandre (PCdoB)

Carlos de Arnaldo (PDT)

Celi Regina (PT)

Coronel Helena (Republicanos)

Edinho Araújo (MDB)

Filipe Marchesoni (Novo)

Marco Casale (PSL)

Marco Rillo (Psol)

Paulo Bassan (PRTB)

Rogério Vinicius (DC)

AS MAIS LIDAS