Política
“A Câmara é péssima, é submissa e eu tenho vergonha de participar dela”, diz Marco Rillo
Ele concedeu entrevista na redação da Gazeta de Rio Preto, com transmissão ao vivo nas redes sociais do jornal, onde falou sobre sua proposta para governar Rio Preto
Em entrevista ao vivo na redação da Gazeta de Rio Preto, o candidato do Psol à Prefeitura de Rio Preto, Marco Rillo, disse que sua candidatura está ancorada em saúde, educação e assistência social. Durante a conversa, ele disse ter medo do discurso da Coronel Helena. “É chocante o discurso dela”, afirmou.
Também disse que vai dar R$ 100,00 por aluno a partir do 8º ano para evitar a evasão escolar e uma poupança de mais R$ 100,00 ao mês até o final do segundo grau para os jovens começarem a vida.
Também culpou o prefeito Edinho Araújo pelos altos números da pandemia em Rio Preto. E disse que a Câmara Municipal é uma decepção.
Rillo se diz preparado para assumir a Prefeitura após administrar um departamento importante por 20 anos numa estatal, ter completado cinco mandatos como vereador e por ter sido secretário municipal duas vezes.
Ele diz que não acredita que a polarização política nacional reflita nos municípios. “Os eleitores conhecem as pessoas”.
O candidato disse ainda que é contra o retorno das aulas presenciais enquanto não for colocado à disposição da população uma vacina eficaz. Lembrou que hoje as crianças pegam a doença, ficam assintomáticas e voltam para a casa onde existem pessoas do grupo de risco.
Marco Rillo falou ainda que na Saúde as UPAs funcionam, mas que é necessário parar de fazer obras e resolver o problema dos pacientes a partir do pedido do exame. “Tem gente que fica 15 dias com o braço quebrado esperando um raio-X”, disse.
Rillo culpou a executiva estadual do PT pela falta de uma Frente Ampla de Esquerda. Ela decidiu que nas cidades onde o PT tem tempo de TV tem que ter candidatura própria. Com o filho no Psol, ele disse que seria deslealdade ficar no PT e pedir voto ao filho, em outro partido. Preferiu mudar de partido a fazer esse papel. Para ele, não existe diferença entre os dois partidos, a não ser na forma. “O programa é o mesmo em termos de objetivo, na defesa dos mais pobres e das minorias como mulheres, negros, LGBTS, etc” disse.
Rillo disse não acreditar em renovação na Câmara Municipal. Disse que é uma instituição submissa ao prefeito e que Valdomiro Lopes só piorou a situação ao aprovar quase 300 cargos em comissão e dividi-los em lotes aos vereadores mais próximos. Dessa forma não perdeu nenhuma votação e disse que Edinho faz o mesmo se beneficiando do esquema.
Para ele tinha o Valdomiro Futebol Clube e agora tem o time do Edinho. “A Câmara é péssima, é submissa e eu tenho vergonha de participar dela”.
O candidato do Psol também criticou o orçamento destinado à Secretaria do Meio Ambiente. Disse que, embora tenhamos uma ótima secretária do Meio Ambiente, Kátia Penteado. Ele disse que a Secretaria não tem orçamento. Só tem dinheiro para pagar o lixo.
Rillo discorre ainda sobre a necessidade de resolver o problema da favela da Vila Itália. Segundo ele, veio uma arquiteta de São Paulo, fez um projeto de urbanização, mas o prefeito Edinho Araújo não quis ver. Ela foi construída em um resto de área e o proprietário pede a reintegração de posse. Ele sugere que se use um artigo de uma Lei proposta pelo Ministério das Cidades que diz que é prioridade instalar nos programas Minha Casa Minha Vida as pessoas que estão com ordem de despejo, mas que em Rio Preto isso não acontece porque ninguém cadastrou os moradores daquele local no Programa.
Marco Rillo é o quinto candidato a prefeito de Rio Preto a conceder entrevista ao vivo, direto da redação da Gazeta de Rio Preto. Amanhã, no mesmo horário, 11h, será a vez do candidato Marco Casale, PSL. A série segue até o dia 21 de outubro.
Para assistir a entrevista na íntegra clique aqui.
- Cidades2 dias
Polícia Civil e CPFL flagram 26 locais com ‘gato’ em Rio Preto
- Política2 dias
Prefeitura pretende realizar concurso para contratação de 120 profissionais de Educação
- Cultura2 dias
Café Mirante 251 comemora 2 anos como o mais bem avaliado no Google
- Economia2 dias
Empresa de pré-fabricados faz mutirão de vagas de emprego