Redes Sociais

Política

Vou preparar Rio Preto para 1 milhão de habitantes”, diz Edinho em entrevista à Gazeta de Rio Preto

Edinho Araújo foi o entrevistado de hoje na sabatina realizada na redação do jornal Gazeta de Rio Preto

Publicado há

em

A sabatina da Gazeta de Rio Preto ouviu nesta terça-feira, dia 20 de outubro, o nono candidato a prefeito na eleição de novembro deste ano. O prefeito Edinho Araújo falou das pesquisas em que aparece na frente na disputa, lembrou que Educação e Saúde são pilares da administração e que a pandemia provocou a formação de um Comitê de Crise que vai analisar a situação das empresas que estão com problemas.

Ele vai usar o Banco do Povo e outros instrumentos do município para tentar reverter a situação de parte delas. Ele também disse que um possível quarto governo terá a Saúde e a conclusão da BR 153 como prioridades.

  O atual prefeito disse que recebe os resultados das pesquisas com bastante humildade, embora elas, o estimule. Três pesquisas o colocam bem à frente dos opositores com chances de vencer no primeiro turno. Durante a entrevista contou ter 13 eleições consecutivas e sabe que pesquisa não é voto, apenas a fotografia do momento. “Eleição e mineração só depois da apuração”, disse. 

 Edinho também falou das críticas mais ácidas que tem recebido dos outros candidatos. “Campanha é um momento de debates, de ideias, que elas espelham o futuro. São promessas do que se poderá fazer. Caso tenha críticas ultrapassam os limites, o pessoal da área jurídica assume a função de questionar”.

Segundo Edinho, em seu primeiro mandato o objetivo a ser resolvido era a falta de água. Depois, no segundo, o tratamento de esgoto. E neste terceiro mandato a pandemia e a Saúde são o foco. Num possível 4º mandato o primordial será lutar contra os efeitos perversos da pandemia, concluir o que está em andamento e projetado e entregar a BR153. A conclusão da duplicação urbana da BR faz parte da reconstrução da economia. Caso vença, seu vice Orlando Bolçone vai ficar à frente da recuperação das empresas.

Vai utilizar o Banco do Povo e estimular os micros empreendedores individuais (MEI). O atual prefeito diz que enquanto as empresas tradicionais tiveram problemas e demitiam, as MEIs cresceram. O ritmo de abertura foi bem maior. Para o candidato, é hora de estimular a economia. Lembrou que nesse seu governo conquistou a construção do anel ferroviário, um percurso de 51 quilômetros entre Cedral e Mirassol que vai retirar o tráfego de trens de carga do centro da cidade e possibilitar a utilização dos atuais trilhos urbanos para um Veículo Leve Sobre Trilho, VLT. Edinho foi até 2016 quando era deputado e conseguiu que a bancada paulista, com 62 deputados, colocasse no orçamento os R$ 100 milhões para o início da duplicação que, segundo ele, “nunca parou”.

Edinho disse também que durante seus governos, Rio Preto foi acumulando prêmios. Melhor cidade para se viver, segunda melhor para se fazer negócio e entre as mais conectadas do Brasil. Por isso, segundo disse, é importante preparar a infraestrutura. Citou a busca de água do rio Grande para uma população de 1 milhão de habitantes. Hoje estamos preparados para 600 mil. Disse que caso eleito, vai preparar a cidade para ter 1 milhão de habitantes. Ainda neste ano entra em funcionamento de um novo Poço Profundo no Residencial Palestra para atender a 30 mil pessoas. Anunciou outros dois sem dizer quais regiões eles serão perfurados. Disse que o racionamento de água faz parte do ciclo natural das estações e que Rio Preto faz parte dele, mas que este ano foi o menos chuvoso nesse período em 50 anos. Mas, a chuva das últimas 24h transformou a represa a noiva mais bonita da cidade. Todos querem tirar uma foto, disse por causa do retorno da água no vertedouro.

O prefeito também disse que acredita que os incêndios na área do IPA são criminosos. Ele diz que as queimadas são resultado do período de estiagem, assim como a falta de água, e anunciou que o local será reconstruído e recuperado. Lembrou das 106 mil mudas que haviam sido plantadas no local. “Vamos recompor”, afirmou. Outro ponto sensível para a administração é a Favela da Vila Itália. O prefeito disse que está fazendo gestão para que a reintegração de posse seja prorrogada até eles encontrarem uma solução para o problema. “Um acordo”, disse Edinho. Lembra que quando assumiu pela primeira vez Rio Preto tinha duas favelas: da Fumaça e do Brejo Alegre. Conseguiu acabar com as duas de forma amigável e pretende fazer isso com a Vila Itália, disse.  

Para o prefeito as aulas presenciais são fundamentais para a socialização e o aprendizado das crianças. Mas, disse que elas devem voltar com toda a segurança. A epidemia não acabou, a transmissão continua e não tem remédio nem vacina. Por isso, ele acredita que às aulas presenciais devem ser com cuidado. Por outro lado, disse que a pandemia motivou a criatividade das pessoas para continuar tocando a vida e que muito do que foi utilizado deverá ser mantido.

Edinho Araújo disse ainda que avalia que administrou corretamente a pandemia, em que pesem as críticas. As pesquisas indicam que a maioria das pessoas aprova. Ele disse que embora tenha encontrado dificuldade conseguiu colocar as pessoas acima da economia. Sem as pessoas não tem economia, disse. Por fim, disse que é o melhor candidato porque Rio Preto conseguiu dezenas de prêmios a partir de suas iniciativas. O resultado disso é qualidade de vida com mortalidade infantil igual à do primeiro mundo, grande rede de educação e de saúde e uma cidade que atende a 330 mil pessoas pelo SUS.

Veja a entrevista completa clicando aqui.

Amanhã, dia 21, às 11, será o último dia de entrevista realizada pela Gazeta de Rio Preto. Será a vez do candidato Filipe Marchesoni, do partido Novo. 

 

AS MAIS LIDAS