O prefeito Edinho Araújo, MDB, tomou posse pela 4ª vez prefeito de São José do Rio Preto. Ele ocupou o cargo 12 anos (2001/2004 – 2005/2008 – 2016 – 2020). O prefeito e seu vice, Orlando Bolçone, DEM, optaram pela posse virtual. Seguem as restrições impostas pelo lockdown decretado pelo governo do estado devido a pandemia de Covid-19. Ao final de 2024 Edinho terá permanecido 16 anos no cargo. A cerimônia foi na Câmara Municipal, com início às 10h.
Em seu discurso, o prefeito “que acredita na política que constrói ponte” e que seja “forjada na ética” e na “defesa intransigente do interesse público”. Ele lamentou que a posse é no meio de uma pandemia e se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos por causa da doença. E voltou a pedir para a população que respeite as regras sanitárias impostas pela pandemia. E anunciou que já está trabalhando para fomentar uma saída para a crise. Anunciou que os secretários vão elaborar um plano de desenvolvimento para os próximos 10 anos.
Na sequência, o prefeito seguiu para a Prefeitura. Às 12h ele vai dar posse aos 21 secretários municipais, ao superintendente do Semae, diretores das empresas públicas (Emurb, Emcop e Empro). O vice-prefeito Orlando Bolçone assume a secretaria do Planejamento.
Edinho Araújo entrou para a vida pública aos 23 anos. Candidatou-se a prefeito de Santa Fé do Sul. Perdeu. Na eleição seguinte foi eleito. Em 1982 se elegeu deputado estadual, deputado constituinte estadual, deputado federal, ministro chefe da Secretaria Nacional dos Portos e prefeito de Rio Preto. Em 2024 ele estará na vida pública há 48 anos consecutivos. Desde 1978. São 14 mandatos consecutivos sem perder uma eleição.