Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro

O jornalista Rubens Celso Cri traz na coluna Giro Político as principais notícias da política

Amarela

Segundo a secretária do Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, em entrevista na 5ª feira da semana passada, dia 3 de fevereiro, sugeriu que Rio Preto deve avançar para a fase 3, amarela, nesta sexta-feira, dia 12. À época, segundo ela, a mudança se daria entre 7 e 10 dias.

Sob nova direção

A jornalista Thaís Machado é a nova diretora de Comunicação Social da Câmara. Deixa o cargo comissionado o jornalista Alexandre Gama, funcionário de carreira. Tem quem queira saber o motivo. Simples: ele foi indicado pelo ex-vereador Fábio Marcondes, PL, adversário e desafeto de todo o grupo que venceu a presidência.  

Provocação

Um jornalista sondou junto a algumas fontes a informação de que Alexandre Gama cogitou pedir demissão. Besteira. No meio de uma revolução tecnológica, em que jornais e jornalistas vendem o almoço para comprar o jantar, quem abandona um emprego conquistado em concurso, com estabilidade e um holerite que, ao final, garante aposentadoria com vencimentos integrais?    

Uruca

Na última terça-feira a TV Câmara saiu do ar durante a sessão. Os nobreaks (baterias) desarmaram e desligaram a emissora. Um ar condicionado do Plenário entrou em curto durante uma reunião. Quando chove, as goteiras da reforma de mais de R$ 1 milhão têm que ser aparadas por um balde plástico azul calcinha (ou cueca) de R$ 1,99.

Fazendo Certo

O livro “Fazendo Certo dá Certo” do empresário Daniel de Freitas está disponível em formato e-book gratuito na página dfreitaslivro.com. A edição de papel esgotou. O dinheiro foi destinado às obras do Frei Francisco, de Jaci, para ações nas margens do rio Amazonas.

Grupo de risco

O vereador Jean Charles, MDB, propôs na última sessão que os profissionais de segurança e de assistência social sejam considerados trabalhadores essenciais e tenham prioridade na hora da vacinação contra a Covid-19. A indicação segue para o prefeito se posicionar.

Grupo de risco

João Paulo Rillo, Psol, defende que os professores sejam vacinados já devido a relação próxima e diária com os alunos. A presidente do Sindicato dos Propagandistas, Alexsandra Evangelista, pede que eles sejam vacinados imediatamente. 

Todos

Podem propor vacinação em massa. Os vereadores pedem privilégios corporativos e o MP quer punição para quem furar a fila. Brasil.  

Com o inimigo

O vereador do Psol fez defesa enfática da manutenção de conversas entre o prefeito e os comerciantes do Calçadão para discutir a liberação do tráfego de veículos. Pode agradar, mas comerciante quer distância da esquerda. Agradecem, mas andam noutra calçada. 

Meia boca

Robson Ricci, Republicanos, quer que os ônibus recebam apenas 40% da capacidade da lotação, como as lojas. Diz que não é verdade que as empresas colocam ônibus extras no horário de pico. E quer saber porque 11 meses depois os ônibus não têm álcool em gel.   

Barraco

A vereadora Claudia De Giuli, MBD, discutiu com uma munícipe na manhã desta quinta-feira, dia 11, nos corredores da Câmara. A mulher achou que estava indo na sala do ex-vereador Jean Dornellas. A mulher dizia que Cláudia a processou. Na verdade, foi a Polícia Ambiental. Ela teria abandonado de 5 filhotes de cachorro em 2018. No dia, Cláudia estava viajando.

Super Metropolitana

Semana passada a Coluna antecipou que Rio Preto vai ser Região Metropolitana. Edinho Araújo, MDB, convoca audiência pública para discutir o assunto. Rio Preto e mais 29 cidades. Hoje elas só podem ser criadas em agrupamentos de cidades que, juntas, tenham mais de 1 milhão de habitantes, sem áreas rurais entre elas.

Perdeu

É uma velha luta de João Paulo Rillo, Psol, vencida por Edinho Araújo e Itamar Borges, MDB. Regiões Metropolitanas têm benefícios que cidades isoladas não têm.

Arcaico

O vereador Jean Charles deve ter ficado o recesso todo estudando o Regimento Interno da Câmara. Propõe 4 mudanças. Votar o Orçamento Municipal em sessão exclusiva e outras 3.

 Miragem

A Câmara independente só vai ser notada em atos exclusivos da Mesa Diretora. O primeiro deles, foi a criação da Frente Parlamentar para propor saídas para a crise pós pandemia. A Frente vem realizando ações midiáticas para promoção pessoal de alguns integrantes. Em 2022 tem eleição. No Plenário, Edinho recompôs a base e vai ganhar todas. 

De novo

A contratação de empresas terceirizadas para prestar serviços para o Poder Público é uma velha e conhecida armadilha para espoliar pessoas vulneráveis. Bruno Marinho, Patriotas, disse na última sessão que as terceirizadas em Rio Preto não estão pagando os funcionários.

Dá ou desce

Não se sabe a qual empresa Bruno Marinho se referia. Ontem saiu no Diário Oficial do Município uma cobrança sumária à empresa SMS Serviço de Limpeza e Obras Eireli. Deu 5 dias para ela fazer a reposição de postos de trabalho, regularizar salários, fornecer Equipamentos e apresentar certidões. Caso contrário, perde o contrato e fica 5 anos sem participar de licitação. A empresa já foi acusada de cobrar sarjetas que não fez. 

Precisa da prova

Atem (Sindicato dos Professores Municipais) diz que há uma explosão de casos de professores contaminados com Covid-19 depois do retorno das atividades presenciais. Entidade não apresentou dados. Afirma que está fazendo o levantamento.

É mesmo?

O vereador tucano Renato Pupo pede ao prefeito para colocar uma estrutura de ferro na praça Hitler Fett, no Estoril. Justifica que o suporte vai permitir que os moradores estendam redes para lazer ou ócio. A distância entre as árvores impede a colocação do equipamento. A praça de esporte Hitler Fett é uma grande boca de fumo e os moradores não pisam lá.

Em alta

O deputado Luiz Carlos Motta, PL, participou nesta quinta-feira, 11, no aeroporto de Congonhas, da cerimônia para início das obras de implantação do Sistema de Segurança de Pista - EMAS. O sistema da segurança em aeroportos com limitações de espaço. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estava presente.

Por Rubens Celso Cri em 12/02/2021 00:06