Redes Sociais

Política

Vereador Bruno Moura faz denúncia contra Hospital de Base e governo de SP

Carta aberta contra o HB foi apresentada pelo vereador do PSDB na sessão desta terça (5); início da noite a matéria foi atualizada com nota enviada pela Funfarme

Publicado há

em

Na sessão ordinária da Câmara, realizada na manhã desta terça-feira (5),o vereador Bruno Moura (PSDB) fez uma denúncia, em carta aberta, contra o Hospital de Base de Rio Preto e ao Estado de São Paulo.

No último sábado (2), o vereador e outros parlamentares estiveram na UPA Jaguaré em uma “blitz” para apurar denúncias de usuários. Na ocasião, Moura chegou a invadir a UTI.

Carta que o vereador Bruno Moura recebeu denunciando a saúde de Rio Preto:

”São José do Rio Preto está passando por dificuldades com vagas de leito hospitalares de média e alta complexidade, principalmente depois que a Secretaria de Estado, digo Estado, não município, não faz mais regularização via SAMU, no qual regularização de urgência de casos graves de paciente era discutido entre médicos, não é mais realizada. Deixando assim, pacientes esperando dias por leitos. O Estado obriga agora médicos da UPA a colocarem tudo em um sistema que se chama “CROSS” (Central de Regularização de Ofertas de Serviço da Saúde), que tem muitas falhas, desumaniza o atendimento. Outra falha grave, o médico ao colocar o paciente no CROSS, tem que ficar de prontidão aguardando horas, dias por uma resposta no sistema, não havendo mais a discussão entre médico igual era antes e quando a vaga é negada, simplesmente tiram do sistema o nome do paciente como se nunca tivesse sido solicitada a vaga. E se o médico não prestar atenção, pois está atendendo outros pacientes que estão precisando de atendimentos, não percebem que o sistema CROSS já retirou esse paciente do sistema. Estamos tendo que deixar médico burocratizando o atendimento ao invés de ficar cuidando do paciente como se deve. Além disso, quando o médico percebe que foi negada a vaga, ele tem que reinserir o nome do paciente novamente no sistema CROSS Estadual dando a falsa informação que a solicitação de vaga foi feita naquele dia. Várias reuniões foram realizadas para tentarmos resolver essa burocratização e desumanização do atendimento de casos que necessita de vagas hospitalares do Hospital de Base, porém sem sucesso. Ficando o paciente à mercê do sistema estadual da CROSS, deixando famílias e funcionários despreparados ao ver a gravidade e muitas vezes risco de morte por falta de vaga no Hospital de Base. E o mais triste, é que os próprios pacientes das redes sociais filmam, mostra a foto que existe vagas dentro do HB, leitos vazios, cirurgias canceladas, porém seus gestores nada fazem e o Estado muito menos, cada ano que passa, o HB fechada cada vez mais as portas para Rio Preto. Como por exemplo, pré natal de alto risco, crianças com problemas genética como síndrome de Down, entre outros. Pedimos ajuda!”

O vereador diz que haverá fiscalização no sistema CROSS e no Hospital de Base, para que assim, tenham uma solução aos moradores rio-pretenses.

Nota enviada pela  Funfarme

A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina e os 7.500 profissionais têm plena certeza de que a população de São José do Rio Preto reconhece o nosso complexo hospitalar como a principal instituição de saúde da cidade, como os fatos atestam. O complexo hospitalar da Funfarme é o que mais atende rio-pretenses. Nesta terça-feira, 5 de abril, 208 pacientes internados em nossa instituição são moradores de Rio Preto, o que representa quase um terço de todos os leitos. 

Lembramos que o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade e as demais unidades, além de Rio Preto, são responsáveis pelo atendimento referenciado de outros 101 municípios de nossa regional de saúde, além de procedimentos de alta complexidade de outras regionais, como Barretos, Araçatuba, Presidente Prudente e Araraquara.

O Hospital de Base e o HCM constituem-se, portanto, na maior estrutura hospitalar de SUS da cidade para os moradores de Rio Preto.
Lamentamos o momento crítico por que vem passando a saúde de nossa região, em especial o município de Rio Preto. Na tentativa de amenizar o sofrimento da população necessitada e poder auxiliar o poder municipal, temos oferecido leitos na medida do possível para a população da cidade, assim como participado de diversos encontros com a área da saúde do município em busca de soluções.

Os profissionais do Hospital de Base, HCM e demais unidades estão cientes de que, dentro de nossas limitações, temos feito o melhor para a população de São José do Rio Preto e região.

Por fim, convidamos as autoridades constituídas e os representantes da população para visitarem o complexo hospitalar Funfarme, na certeza de que confirmarão o que os moradores de Rio Preto reconhecem – a qualidade e tecnologia de nossos serviços e o carinho e dedicação que nossos profissionais dedicam aos pacientes e todos que passam por nossa instituição.

Diretoria Executiva da Funfarme

Matéria atualizada dia 05/04, às 20 horas. 

AS MAIS LIDAS