Política
Vereadores devem assinar requerimento de abertura da ‘CEI da Saúde’ em Rio Preto
Assessor especial da Secretaria de Saúde deve se reunir com os vereadores nesta quarta-feira (6)
O vereador João Paulo Rillo (Psol) apresentou, nesta terça-feira (5), requerimento para constituição de Comissão Especial de Inquérito para investigar as graves falhas na prestação de serviço público de saúde, em Rio Preto.
O requerimento da “CEI da Saúde” deve ser assinado ainda hoje pelos vereadores. Após as assinaturas, deverá ser protocolado.
Nesta quarta-feira, (6), o assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello, vai se reunir com os vereadores na Câmara, no período da manhã, para discutir os assuntos.
No requerimento, Rillo argumenta que a Covid-19 é o maior problema de saúde da cidade e aponta as medidas do prefeito Edinho Araújo como principal causa das demandas reprimidas, falta de médicos pediatras e longa espera no tempo de atendimento.
O documento também aponta a “blitz” feita pelos vereadores no último sábado (2), na UPA Jaguaré, para fiscalizar o tempo de espera dos atendimentos e falta de empatia de alguns funcionários.
Ainda de acordo com o requerimento, o objetivo da CEI da Saúde é investigar:
- Superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA),
- Demora no atendimento eletivo, agendamento de especialidades médicas, realização de exames e no atendimento de urgência e emergência;
- Falta de médicos pediatras nas UPAs do município;
- Ineficiência e negligência do Poder Executivo, que poderia convocar os médicos pediatras e médicos pediatras plantonistas aprovados no Concurso Público 02/2019;
- Ineficiência e negligência do Poder Executivo que poderia amenizar o aumento de casos de dengue com a convocação dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
O prazo de encerramento do inquérito é de 120 dias, podendo ser prorrogado.