Política
Patriota e PTB anunciam fusão e dão lugar ao Mais Brasil
O rio-pretense Ovasco Resende estará à frente da nova legenda no país

As executivas nacionais do PTB e do Patriota anunciaram, nesta quarta-feira (26), a fusão das duas legendas. O novo partido resultante dessa união se chamará Mais Brasil e terá o 25 como número de registro na Justiça Eleitoral. A junção garante o recebimento de recursos dos fundos eleitoral e partidário, além de acesso à propaganda obrigatória no rádio e na TV.
A fusão foi aprovada pelas cúpulas dos dois partidos, mas ainda precisa da chancela do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nova legenda já vai nascer com cinco deputados federais.
O presidente nacional do Mais Brasil será o rio-pretense Ovasco Resende, que integra a cúpula nacional do Patriota. Procurado, o dirigente não atendeu às ligações da equipe de reportagem.
A princípio, as mudanças não devem chegar aos diretórios municipais. Presidente do Patriota de Rio Preto, Ulisses Ramalho disse que segue no comando até que venha a determinação para realização das eleições de uma nova diretoria. “O que muda é que o partido ficou maior. Os ajustes internos serão feitos com o tempo. Nos estados já está mais ou menos tudo certo. A ideia é fortalecer”, afirmou.
“Com três vereadores na cidade, não tem como não falar que o Patriota não é forte. As composições dos diretórios agora serão naturais. Porém agora não existe mais o Patriota e nem PTB e todos serão iguais”, ressaltou Ramalho.
Os três vereadores que representam o partido são Bruno Marinho, Pedro Roberto e Bruno Moura, filiado depois de ter sido expulso do PSDB.
Com a mudança, Pedro Roberto deve se desfiliar. O atual Presidente da Câmara, que não teve o apoio do partido na disputa para o cargo, ainda não tem destino certo. Porém está com as tratativas avançadas para se filiar ao PSD.
Por meio de nota, Pedro Roberto afirmou que “cabe às diretorias dos partidos a tomada dessas decisões. E em relação a minha permanência na sigla, em razão do distanciamento que houve desde quando assumi a Presidência da Câmara, não me sinto mais ligado politicamente à legenda. Irei buscar espaço em outro partido, mas farei isso dentro do tempo necessário”.
O ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson não ocupará cargos na nova sigla e não deverá figurar nem entre os filiados. Jefferson foi preso no domingo (23) depois de atirar e jogar granadas em agentes da Polícia Federal.
- Cidades16 horas
Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado, na região
- Cidades2 dias
Motorista de app é sequestrada e estuprada por passageiro em Rio Preto
- Cidades16 horas
Discussão em serv festas termina com dois jovens esfaqueados em Rio Preto
- Cidades2 dias
Acidente grave termina com uma morte e três feridos na região