Política
Bolsonaro conquistou mais votos que Lula no segundo turno
Analista político aponta que, apesar das declarações de apoio, não houve transferência de votos ao petista

O segundo turno das eleições presidenciais consolidou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas mostrou que os aliados políticos, que foram os candidatos derrotados no primeiro turno, não transferiram todos os votos ao vencedor. O maior crescimento na quantidade final de eleitores foi do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Enquanto Lula conseguiu 3.086.495 votos a mais, passando da casa dos 57 milhões de votos para 60 milhões, Bolsonaro aumentou em 7.113.959 o número de eleitores. Ao comparar o resultado do primeiro com o do segundo turno, os votos do petista cresceram em 5,4%, enquanto do concorrente subiu 13,9%.
Para o analista político Henrique Casseb, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que demonstraram apoio a Lula no segundo turno, não conseguiram transferir todos os votos ao petista. “Os dois candidatos juntos tiveram 91% dos votos válidos no primeiro turno, deixando uma margem muito pequena de votos para serem conquistados no segundo turno e, apesar de Lula ter obtido apoios de Simone Tebet e Ciro Gomes, não houve a transferência esperada”, afirmou o advogado.
“O que se viu foi uma crescente da campanha de Bolsonaro decorrente da mudança de sua postura em relação ao que se viu no primeiro turno, inclusive com pedido de desculpa pelo que pudesse ter dito e ofendido o eleitor. Essa mudança de postura foi uma forma de dialogar com eleitores ‘avulsos’ na etapa final da eleição o que proporcionou um aumento maior de votos do que Lula, mas o que não foi suficiente para uma virada com vitória”, ressaltou o analista.
Um total de 253 municípios teve virada de preferência eleitoral no segundo turno, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. São cidades em que Lula tinha conseguido desempenho melhor que Bolsonaro no primeiro turno, mas, agora, deram vitória para o candidato do PL. Não houve viradas a favor do candidato do PT.
No primeiro turno da eleição, Lula se destacou em 3.378 cidades, e Bolsonaro em 2.192. Já no segundo turno, o petista venceu em 3.125 cidades, enquanto o candidato do PL foi o mais votado em 2.445.