Redes Sociais

Política

TSE lança Glossário Eleitoral para explicar a biometria

Publicação online tem mais de 300 verbetes sobre a história da Justiça Eleitoral e as eleições no país

Publicado há

em

Imagem ilustrativa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o Glossário Eleitoral para esclarecer aos eleitores o processo de biometria, tecnologia que permite identificar uma pessoa por características biológicas únicas, ou seja, por elementos corporais que tenham diferenças particulares, como a impressão digital, a íris, a retina, a voz e o formato do rosto e o da mão.

No âmbito da Justiça Eleitoral (JE), a biometria é utilizada na identificação das eleitoras e dos eleitores na hora da votação, mediante leitura da impressão digital.

Desde as Eleições Municipais de 2000, toda a população brasileira escolhe, por meio da urna eletrônica, quem irá representá-la. Apesar de a tecnologia ter sido adotada com sucesso para a votação, naquela época, o procedimento de identificação do eleitorado ainda dependia integralmente da intervenção humana.

Para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro e evitar que uma pessoa votasse no lugar de outra, a Justiça Eleitoral deu início ao projeto de identificação biométrica do eleitorado. A adoção da biometria reduziu significativamente a intervenção humana no processo e trouxe mais agilidade na votação de eleitoras e eleitores.
O serviço

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes dispostos em ordem alfabética para facilitar a consulta pela pessoa interessada em se aprofundar pela história da Justiça Eleitoral e das eleições no país.

Além de esclarecer a terminologia jurídica empregada pelos operadores da JE, o Glossário tem como finalidade a conscientização de eleitoras e eleitores, inclusive os futuros, sobre a importância do voto para o fortalecimento da Democracia.

AS MAIS LIDAS