Redes Sociais

Política

“O desafio de Eleuses é liderar a luta pela atualização da tabela SUS”, diz Edinho

Edinho Araújo ressaltou o currículo do secretário estadual de Saúde e falou da responsabilidade de liderar as negociações

Publicado há

em

Divulgação/SMCS

Um dia depois do médico Eleuses Paiva (PSD) tomar posse como o novo secretário estadual de Saúde, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), realizou uma coletiva no gabinete para anunciar que estará em período de férias pelos próximos 20 dias. O posto de chefe do Executivo será ocupado interinamente pelo vice-prefeito Orlando Bolçone (União Brasil).

O evento desta terça-feira (10), na Prefeitura de Rio Preto, reuniu secretários municipais e vereadores. O anúncio foi marcado pela repercussão da posse de Eleuses Paiva na pasta, após nomeação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para Edinho, a experiência adquirida pelo médico durante a passagem pela Secretária Municipal de Saúde garante ao ex-vice-prefeito o conhecimento da realidade dos municípios e tende a contribuir para o desempenho à frente da pasta. “Eleuses já conduziu a Prefeitura aqui, foi secretário de Saúde e a pasta estadual é a somatória dos municípios. A experiência dele garante o conhecimento do ‘chão de fábrica’, da realidade e isso contribui muito para que ele tenha um bom desempenho”, ressaltou Edinho.

Ainda de acordo com o prefeito, a principal demanda da cidade, em relação à saúde, é a atualização da tabela SUS, que é o repasse de verbas feito pelo Sistema para as unidades que realizam os atendimentos públicos. Edinho também colocou a responsabilidade de liderar as conversas no secretário da pasta paulista.

“É uma demanda geral dos municípios e o reajuste da tabela SUS que não depende só do Eleuses Paiva. Depende de uma conquista que deverá ser liderada pelo Estado de São Paulo. Ele, como já foi parlamentar, vai liderar isso para que possa melhorar a vida das Santas Casas e hospitais filantrópicos”. Equacionar o problema vai garantir a possibilidade de “dispensar emendas parlamentares para isso, além de desafogar muito e favorecer o Sistema Único de Saúde, que é uma grande conquista dos brasileiros depois da Constituição de 88”, completou o prefeito.

AS MAIS LIDAS