Política
“Terminal Norte está em fase de finalização”, anunciou Amaury Hernandes
Obra é tida como essencial para a mobilidade da Região Norte, segundo secretário

O secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, participou de uma audiência pública, nesta quinta-feira (4), na Câmara de Rio Preto, e que o terminal de transporte público da região norte da cidade está em fase de finalização. Acompanhado do assessor especial, Antônio Benincasa Neto, o chefe da pasta também falou sobre radares e transporte por aplicativos.
O secretário a obra faz parte de um pacote para melhorias do transporte público e aguarda a finalização de contratação de pessoal para entrar em operação. “É um terminal fechado que terá um custo operacional de R$ 100 mil por mês”, explicou Hernandes.
A construção faz parte de um estudo, que ainda está em curso, sobre ações de interligação para diminuir o percurso dos ônibus, melhorias em sarjetões e alterações de sinalização de parada, ou seja, instalação de placas de ‘Pare’.
Dentre os assuntos levantados, estavam pedidos de alterações de linhas de ônibus e radares instalados pela cidade, como o da ligação da avenida Nadima Damha e avenida de Maio. Hernandes explicou que o radar de 40 km/h instalado nos dois sentidos da ligação das avenidas foi alvo de estudo, que mostrou que 94% dos veículos que passam no local o fazem acima da velocidade máxima permitida. “Nesse local há duas curvas perigosas, uma ciclofaixa e um risco muito alto de acidentes graves com risco de morte”, afirmou o secretário.
Dentre as explicações de Hernandes, também estavam a de que é proibida a instalação de lombadas em corredores de ônibus e que os radares de semáforos não funcionam entre as 23 horas e as 5 horas da manhã. Já os radares de velocidade ficam em funcionamento 24 horas por dia.
O encontro foi chamado pelo vereador Renato Pupo (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Trânsito do Legislativo. O objetivo era falar sobre as vagas de parada rápida para motoristas de transporte por aplicativos.
Diante da solicitação dos profissionais por vagas sinalizadas para embarque e desembarque de passageiros, Hernandes afirmou que “não podemos demarcar espaço público para atividade privada, por isso não podemos demarcar vaga para os motoristas de transporte por aplicativo. Já o táxi é permissionário público”.
O vereador Renato Pupo e alguns motoristas de transporte por aplicativo mostraram cidades que regulamentaram leis que permitem a sinalização das vagas, como Franca, Presidente Prudente e Osasco.
Os taxistas e os motoristas de aplicativo também solicitaram vagas de embarque e desembarque em frente ao Hospital Dia e a prédios antigos da cidade. Segundo os motoristas, passageiros idosos, com mobilidade reduzida, ficam prejudicados com a falta das vagas e os motoristas acabam, muitas vezes, sendo multados para conseguirem atender a esses idosos.