Redes Sociais

Política

Deputado quer Frente Parlamentar para desenvolver Regiões Metropolitanas

Grupo deverá trabalhar auxiliar na efetivação da integração regional

Publicado há

em

Divulgação

O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) apresentou uma proposta de criar a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O objetivo é que os parlamentares do Legislativo Estadual possam debater sobre as nove áreas administrativas.

Atualmente, são nove Regiões Metropolitanas em São Paulo. Além da capital paulista, ainda tem a do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Campinas, Baixada Santista, Piracicaba, Sorocaba, Jundiaí e São José do Rio Preto. Os aglomerados têm aproximadamente 40 milhões de pessoas.

“As Regiões Metropolitanas precisam ampliar a integração das políticas públicas entre as cidades-sede e os municípios-satélites para evolução da infraestrutura dos serviços públicos, como transporte, emprego, segurança, saúde, mobilidade, cultura, proteção do meio ambiente, educação, entre outros que afetam a vida das pessoas de forma regional”, disse o deputado.

A Frente Parlamentar deverá discutir as ações e diretrizes previstas nos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados (PDUIs), incluindo temas como os fundos de desenvolvimento para a promoção de investimentos conjuntos em todas as áreas socioeconômicas. Para Marcolino, a construção de propostas é essencial para o desenvolvimento das regiões.

“As Regiões Metropolitanas não podem ficar somente como uma divisão no mapa, definindo as metrópoles e as cidades do entorno como coadjuvantes do polo. Cada área tem a sua necessidade específica e a integração das políticas públicas é fundamental para que a população seja efetivamente beneficiada com a melhora dos serviços públicos. Os deputados, que representam essas pessoas, devem participar da construção das propostas que vão propiciar o desenvolvimento econômico e sustentável, social e cultural das regiões”.

O parlamentar defende ainda que será uma oportunidade para a troca de experiências que cada parlamentar traz da região que atua. “Também recebemos como deputados estaduais demandas da população, muitas relacionadas a temas comuns no âmbito regional e que podem encontrar diretrizes mais efetivas quando analisadas e aplicadas de modo integrado regionalmente”, disse o deputado.

A Frente será lançada no dia 05 de junho, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

AS MAIS LIDAS