Política
Desenvolvimento Urbano reúne prefeitos da região em Rio Preto
Encontro pretende discutir projetos estratégicos para as regiões metropolitanas do Estado
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação irá reunir representantes das 37 cidades que compõem a região metropolitana de Rio Preto, nesta sexta-feira (21), no Parque Tecnológico (Partec). O encontro faz parte da segunda rodada de discussões que o governo paulista está promovendo sobre projetos estratégicos de desenvolvimento urbano com as nove regiões metropolitanas do estado, que somam 236 cidades.
Na ocasião, haverá uma reunião da câmara temática do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que reúne propostas de projetos estratégicos regionais, além da indicação para criação de novas câmaras; elas servirão para integrar o Plano Plurianual de São Paulo (PPA), lei que define as diretrizes e objetivos do governo estadual, apontando metas para cada área de atuação por um período de quatro anos, entrando em vigor sempre no segundo ano de mandato do governador eleito.
Outra ação prevista é a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (PDUH), documento que estabelece diretrizes, execução de projetos estruturantes e ações do Governo de São Paulo até 2040, com os seguintes eixos: habitação, transporte e mobilidade, meio-ambiente e sustentabilidade.
São esperados representantes das cidades de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.
A pasta confirmou a presença do subsecretário, José Police Neto, urbanista e coordenador do Laboratório de Cidades do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Segunda visita
Police participou de uma reunião ordinária do Conselho do Desenvolvimento Metropolitano de Rio Preto, em maio deste ano. Na ocasião, o encontro reuniu, além do presidente e vice-presidente da Região Metropolitana, Edinho Araújo (MDB) e Fernando Cunha (PSD), 17 prefeitos e cinco representantes de demais cidades.
De acordo com o cronograma do Estado, em 2024, será feita a sistematização das propostas recebidas, com cenários e projeções. Após isso, os projetos serão efetivamente projetados e encaminhados para seleção dos projetos estratégicos, encerrando, no final de 2024, com a conferência de encerramento para publicação do Plano Plurianual.
- Cidades17 horas
Jovem troca tiros com a polícia e acaba morto em Rio Preto
- Cidades1 dia
Suspeito em fuga morre após trocar tiros com a PM em Rio Preto
- Cidades18 horas
Em RP, homem agride companheira e a deixa trancada por toda a noite
- Cidades2 dias
Motorista é xingado de ‘macaco’ e agredido em Rio Preto