Redes Sociais

Política

Gazeta de Rio Preto lança primeira pesquisa de intenção de votos para 2024

Levantamento feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (Inpep)

Publicado há

em

O jornal Gazeta de Rio Preto vai publicar a primeira pesquisa de intenções de votos para as eleições de 2024 na próxima quarta-feira (27). O levantamento que vai mostrar a preferência do eleitorado rio-pretense foi feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (Inpep).

Os resultados a serem publicados nos próximos dias irão trazer cenários diferentes compostos por pré-candidatos a prefeito que já declararam interesse em participar da disputa, que será realizada no dia 6 de outubro de 2024. O levantamento foi feito entre os dias 22 e 24 de setembro.

Os eleitores responderam em quem pretendem votar de forma espontânea e também foram incentivados a analisar um dos candidatos diante de cenários diferentes colocados. Além disso, também haverá uma avaliação do governo do atual prefeito Edinho Araújo (MDB), que não concorre à reeleição, e a influência do apoio declarado a determinados candidatos por políticos dos cenários estadual e federal.

“O Gazeta de Rio Preto tem tradição na cobertura política da cidade, por isso a importância de trazer uma pesquisa. Esta é a primeira pesquisa da corrida eleitoral de 2024, avaliando os diferentes cenários que se apresentam até aqui. Esperamos que estes primeiros números incentivem nossos leitores a participarem do processo eleitoral do próximo ano de perto”, ressaltou o diretor de jornalismo Frederico Tebar.

O Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (Inpep) é da cidade de São José dos Campos e tem quatro anos de atuação no mercado. Pertence a Fernando Antunes, cientista político e especialista em marketing político, e Gabriel Pinelli, doutor em Psicologia Social.

“O Inpep atuava somente com pesquisas eleitorais e políticas internas e contratadas por instituições, partidos e candidatos. Ou seja, os levantamentos não eram divulgados em veículos de comunicação, pois o foco era apenas consumo de quem contratava a pesquisa. Desde sua criação, o instituto já realizou pesquisas em mais de 30 municípios”, afirmou Antunes.

A metodologia, ainda de acordo com Antunes, na realização das pesquisas é entrevistar uma amostra de eleitores por telefone. “Hoje não há diferença entre esses formatos. A pesquisa por telefone é muito mais rápida pela velocidade de execução. Todas as entrevistas por telefone possuem o mesmo sistema de uma entrevista presencial e o resultado é o mesmo”.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, Rio Preto tinha 332.540 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A amostra usada pelo instituto é de 600 pessoas e os resultados podem chegar a 95% de confiança com intervalo de margem de erro de 4% para cima ou para baixo.

AS MAIS LIDAS