Redes Sociais

Política

Câmara de Rio Preto vota projeto que permite mototáxi nos corredores de ônibus

Ainda serão discutidos projetos sobre sessão de cinema especial para autistas e sistema digital para acompanhamento de filas em UPAs

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O Projeto de Lei que autoriza mototaxistas a trafegarem nos corredores de ônibus será votado, em primeira discussão, na sessão da Câmara de Rio Preto desta terça-feira (10). A proposta do vereador João Paulo Rillo (PSOL) é que os profissionais credenciados tenham os mesmos direitos dos taxistas, que já está em vigor.

Segundo Rillo, a proposta surgiu de uma reivindicação dos profissionais para melhorar as condições de trabalho. “É uma forma de garantir a igualdade de tratamento entre as categorias”, ressaltou.

O texto foi elaborado depois de uma reunião do vereador com os mototaxistas. Um dos principais desafios apontados pelos permissionários é a dificuldade de deslocamento dentro do perímetro urbano.  “Os permissionários fizeram solicitações e apresentaram os problemas que enfrentam com a Secretaria de Trânsito. O Projeto de Lei, portanto, busca resolver essa questão ao permitir que os mototaxistas possam circular nas faixas exclusivas para ônibus em todos os horários, sem restrições”.

De acordo com a proposta, os mototaxistas precisam estar credenciados no município, podendo ser vinculados a cooperativas ou agências de serviços da cidade. “A intenção é facilitar o trabalho desses profissionais, garantindo mais agilidade e eficiência no transporte”, destacou o parlamentar.

Também serão votados, em primeira discussão, quatro propostas do vereador Renato Pupo (PSDB). Entre elas, a que altera uma lei de 2015, sobre vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais, a mudança em uma lei de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em relação ao mérito, será votado o Projeto de Lei que determina a implantação de sistema digital de acompanhamento de fila de espera para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Francisco Júnior (União Brasil).  A proposta estabelece que o sistema mostre informações sobre a quantidade de pacientes aguardando a triagem da enfermagem, para atendimento médico e pacientes aguardando atendimento prioritário, como idosos e crianças.

AS MAIS LIDAS