Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 20 de outubro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Mudanças
Valdomiro Lopes (PSB) está preparando para mudar de ares. Claro que ele continua tentando viabilizar uma candidatura a prefeito de Rio Preto no partido, afinal a condição de deputado estadual não o permite mudar de legenda para concorrer às eleições municipais, mas é certo que haverá mudanças. O escritório do parlamentar deverá ser transferido para um novo prédio no bairro Redentora.
Pesquisas
A mudança é tida como certa, apesar de haver um mistério em torno do prédio que vai abrigar o novo escritório. Porém, o que pouco tem se falado é que existe um motivo para isso. E o motivo é a aproximação do ex-prefeito com a elite rio-pretense. Pesquisas de intenções de votos realizadas por diretórios partidários na cidade apontam que o também deputado estadual Itamar Borges (MDB) lidera em bairros de classe média alta.
Resultados
Um destes levantamentos, que não são divulgados por questões estratégicas, aponta que Valdomiro é unânime entre os moradores da Região Norte, por exemplo. “O homem com cara de Papai Noel domina por lá”, disse uma fonte próxima ao ex-prefeito. A mesma pessoa afirmou que Itamar está dominando regiões como a Leste e o Centro e completou dizendo que “isso demonstra que Itamar só tem o apoio da elite”. Há quem diga que a periferia só conhece o ex-prefeito.
Aliados
Não é segredo para ninguém que, enquanto Valdomiro Lopes segue apresentando recursos atrás de recursos para sair das mãos do Judiciário e não ficar inelegível, continua a corrida do ex-prefeito para angariar aliados. “Pré-candidatíssimo a prefeito”, como colocou o atual assessor dele, Abner Tofanelli, Valdomiro tem uma lista extensa de nomes que pretende lançar como candidatos a vereador. Entre estes nomes, é óbvio que está o do jovem músico.
Estudando
Abner Tofanelli está como presidente do PDT e deve permanecer assim por um tempo. Ele disse que aguarda decisão da estadual do partido para lançar eleições internas e confirmou que tem interesse em se manter à frente da legenda. Só existe um “porém”. Se ele, mesmo com o apoio do Valdomiro, não conseguir montar uma chapa com candidatos que tenham mais de mil votos, o PSB pode ser um destino. O músico foi um dos mais votados na última eleição municipal para vereador e ficou de fora por causa do quociente eleitoral.
Ideologia
A proximidade do PSB com o Republicanos deixa muito filiados de cabelo em pé, principalmente quando se fala de ideologia partidária, mas as cúpulas dos diretórios não se importam muito com isso. Já Abner é diferente. Tempos atrás ele deixou de fechar uma parceria com o Patriota por causa de ideologia e, agora, confessa ter receio de desembarcar no Republicanos pelo mesmo motivo. No entanto, nada está descartado até que sejam mostradas as cenas dos próximos capítulos.
Adoçante
A verdade é que rola, ainda que por entre os dentes, uma história de que o Valdomiro Lopes está tentando colocar Helena Reis (Republicanos) no bolso. Há quem diga que ele quer neutralizar a possível concorrente, mas também tem aqueles que defendem que Valdomiro quer um ‘Plano B’, caso seja impedido de concorrer a prefeito pela cúpula do PSB. Um verdadeiro jogo de xadrez onde, mesmo caçando a rainha, tem espaço livre para o peão atravessar o tabuleiro inteiro.
Sorte para o azar
Na última quarta-feira (18), o evento de aniversário da Acirp e a premiação de empresários de destaque na cidade trouxe mais um termômetro entre os prefeituráveis. Foi possível ver Itamar cercado de pessoas e distribuindo beijos e abraços aos montes. O nome do deputado foi citado no palco, para que todos os presentes soubessem que ele destinou uma emenda parlamentar para a construção do novo centro de convenções da entidade. Enquanto isso acontecia, Helena Reis estava só e Valdomiro, nem apareceu.
Avestruz
A presença de Helena não condisse em nada com o cargo que ela ocupa na Secretaria Estadual de Esportes. Discreta e sem acompanhantes, a militar não pareceu desconfortável, mas assistiu a tudo atentamente. Até o último momento, a presença de Valdomiro era uma incógnita. Isso porque naquele dia, à tarde, saiu a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantendo a condenação do ex-prefeito por improbidade administrativa no caso de cargos comissionados. Quem representou o deputado no evento foi o fiel escudeiro Jabis Busqueti.
Ataque
O fiel cabo eleitoral de Itamar Borges dentro da Câmara, o vereador Bruno Moura (Patriota), mirou em Valdomiro e partiu para o ataque. Em um vídeo nas redes sociais, o parlamentar manda o ex-prefeito desistir dos vídeos com “fundo verde” e ir para as ruas. Na sequência, Moura relembra casos de problemas na Saúde durante a gestão de Valdomiro, como a morte de criança sem atendimento médico, cortes de exames médicos e demora em atendimento nas unidades básicas.
Na trave
Depois de mostrar diversos casos de negligência com o setor de Saúde, noticiados durante o período em que Valdomiro foi prefeito da cidade, Moura encerrou o vídeo com o já tão manjado bordão “ajuda a gente” e estragou aquilo que tinha tudo para ser uma cacetada no concorrente do seu ídolo. Se o vereador tivesse usado o bordão que ficou famoso com os personagens Fucker & Sucker, do grupo humorístico Casseta & Planeta, teria sido o encaixe perfeito para a crítica.
Zoológico
Ao usar o tempo regimental de fala durante a sessão da última terça-feira (17), Moura deu outro recado bem dado. O vereador mostrou uma foto da calçada do zoológico, que está em reforma, e ressaltou a dificuldade de cadeirantes. Nada discreto, o parlamentar deu a entender que citar o nome da empresa responsável pela obra pode se tornar uma dor de cabeça. Sem dar nomes aos bois, Moura disse que na semana anterior falou o nome da empresa na Câmara e foi como se tivesse mexido em “uma caixa de abelhas”. O vereador, inacreditavelmente, fez questão de completar dizendo que não vive de “pressão, muito menos de ameaça”.
Pólvora
Anderson Branco (PL) tem se mostrado bastante incoerente quando se fala em conflito no Oriente Médio. O vereador repete o discurso de “ser contra o aborto e a favor da vida” à exaustão na Câmara, mas desde que a ofensiva israelense na Faixa de Gaza começou, ele parece ter se perdido na defesa. Branco abarcou o discurso bolsonarista dizendo que “como bom cristão defende Israel” e declarou que está orando para que “não falte pólvora em Israel”. O vereador misturou alhos com bugalhos enquanto falava sobre as atitudes tomadas pelo Governo Federal na repatriação de brasileiros que ficaram no meio do conflito.
Novo prefeito
O prefeito Edinho Araújo (MDB) e o vice-prefeito Orlando Bolçone (União Brasil) estão programando férias ao mesmo tempo. Isso significa que quem vai assumir a cadeira do Executivo durante um período será o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas). O parlamentar já assumiu o cargo em outras ocasiões, oportunidade que o ex-chefe do Legislativo, Pedro Roberto (Patriota), não teve. Pedro foi eleito presidente da Câmara sem o apoio do próprio partido, base aliada do governo, e apenas sorriu ao saber da notícia.