Redes Sociais

Política

Técnicos em enfermagem de Rio Preto conquistam pagamento do piso salarial

Quase 150 profissionais estavam sem receber o Piso Nacional da categoria

Publicado há

em

Divulgação/SSPM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Preto e os Técnicos em Enfermagem de Rio Preto conquistaram, por meio de negociações feitas com a Prefeitura de Rio Preto, o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para aqueles que ainda não tinham recebido o valor estabelecido pelo mesmo. Nestas tratativas foi conquistada outra vitória para estes servidores com a criação de uma Tabela de Referência própria para os Técnicos em Enfermagem de Rio Preto. 

Segundo Sanny Lima Braga, presidente do sindicato, desde o início das tratativas a direção do sindicato junto com uma comissão formada por trabalhadores participou das reuniões com representantes da Administração. Sendo que uma aconteceu na Secretaria de Saúde com técnicos da pasta no dia 25 de setembro e outras como secretário de Governo, Jair Moretti, no final de outubro. A última foi no começo de novembro. 

Após as conversas uma proposta final foi repassada para os trabalhadores em reunião, realizada no dia 13 de novembro, no Clube do Lago, onde houve a aprovação e aceitação dos presentes. 

No caso de Rio Preto, o Piso Nacional da Enfermagem era devido somente aos Técnicos, já que os Auxiliares em Enfermagem e os Enfermeiros já tem vencimentos acima do piso nacional. 

Em decorrência desta situação, e para buscar uma solução para os quase 150 Técnicos em Enfermagem, a direção do sindicato buscou diálogo com a Secretaria de Saúde e a Administração. 

“Nós conseguirmos a criação da Tabela do Técnico em Enfermagem. Agora eles terão uma tabela especifica, para poder atender o piso e fazer toda a regulamentação”, salientou Sanny.

Retroativo

Outra conquista da negociação foi a garantia de pagamento ainda este ano do retroativo, desde o mês de maio de 2023 para todos os Técnicos.  

“Foi uma vitória, apesar de ter ficado distante do que era o almejado, do que a gente vinha discutindo, mas o fato da criação da Tabela (de Referência) foi muito bom para estes servidores. Pois agora daqui para frente conseguiremos negociar algumas coisas especificas deles (Técnicos em Enfermagem)”, finalizou a presidente do sindicato. 

O sindicato luta há anos para a criação da Tabela de Referência dos Técnicos. E em decorrência do debate do Piso foi conquistado a Tabela dos Técnicos em Enfermagem. A luta continua pela criação da Tabela para os demais servidores Técnicos e que com isso também possa haver uma valorização para os servidores do nível médio que fazem o acolhimento da população nos equipamentos públicos.

Existe a expectativa que o projeto com a criação de nova Tabela seja encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias.

AS MAIS LIDAS