Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 1º de dezembro

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Ninho

O tucanato de Rio Preto fez uma reunião nesta semana para definir os rumos do partido na cidade. O encontro reuniu filiados e contou com a participação do, até então sumido, César Gelsi. O ex-vereador e suplente de Renato Pupo (PSDB) apareceu para se colocar como pré-candidato e perguntar sobre a caçada por financiadores de campanha. Gelsi se afastou do grupo quando Bruno Moura (Patriota) foi expulso do partido.

Observando

O retorno de Gelsi foi bem aceito pelos tucanos, apesar dele ainda não ter voltado para o grupo de WhatsApp dos filiados. O médico saiu do grupo depois de discussões acaloradas sobre a suposta intromissão do deputado Carlão Pignatari (PSDB) e do cacique Marco Vinholi, que definiram pela expulsão de Moura. O ex-vereador ainda é muito ligado ao ex-deputado Vaz de Lima e defende uma postura mais conservadora do partido.

Ao que importa

Independentemente de Gelsi ter se afastado, o médico é visto como um político que tem votos. Apesar de não estar mais atendendo em unidades de saúde da Região Norte, onde cativava muitos eleitores, o ex-vereador ainda tem a chance de fazer muitos votos por lá. Tem tucano que afirma até que o tiro do governo Edinho saiu pela culatra. Ao tirá-lo da Região Norte, Gelsi teria até expandido o reduto eleitoral. Se é verdade ou não, as urnas vão dizer.

Na espera

Enquanto os tucanos de Rio Preto definem que não vão esperar os diretórios nacional e estadual do partido se organizarem para tomarem um rumo nas próximas eleições, o ex-deputado Vaz de Lima tem se mantido cauteloso. Aqui por terras interioranas nos últimos dias, o tucano tem aproveitado para fazer contatos e alinhavar estratégias para sair candidato no ano que vem, independentemente da legenda.

Ele de Novo

Nesta espera, que tem data para terminar, Vaz de Lima aproveitou para se reunir com Rafa Bernardo. O novo articulador e cacique do partido Novo postou foto nas redes sociais ao lado do ex-deputado com a legenda: “alegria imensa fazer parte desse dia e poder cumprimentar pessoalmente pelo seu aniversário. Parabéns, desejo uma trajetória de muitas realizações para o bem comum”. Eles tomaram um café no Georgina Business Park.

Aniversário

Vaz de Lima classificou os abraços recebidos de Rafa Bernardo e da presidente do Novo, Sandra Reis, como “prá lá de especial”. O ex-deputado disse que comemorou o aniversário de 71 anos falando de política e também esteve ao lado da família. Ele admitiu que tem alternado moradia entre Rio Preto e São Paulo, mas que tem interesses políticos por aqui. Segundo Vaz de Lima, ele também está atento a Ivani, que se recupera de uma pneumonia.

Covid à solta

Muito se engana quem achou que a Covid-19 sumiu. Nesta quinta-feira (30), o prefeito Edinho Araújo (MDB) foi diagnosticado com o coronavírus. Segundo a assessoria do gabinete, ele segue despachando de casa. A primeira dama, Maria Elza, não está em quarentena. Ela, aliás, esteve em uma escola, acompanhada do Papai Noel, distribuindo presentes para as crianças. A confirmação chega bem na hora do retorno aos trabalhos, depois do período de férias do prefeito.  

Mais uma treta na esquerda

A eleição para a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais virou uma disputa pública entre o PT e o PSOL. De um lado, Sanny Lima Braga, ligada ao PT, tenta se manter no posto de presidente. Do outro, Raphael Brandão, ligado ao PSOL, entrou na disputa. A comissão eleitoral está sob o comando do presidente do Sindicato dos Servidores de Olímpia, Jesus Buzzo. Desta vez, somente os membros ligados aos partidos de esquerda encabeçam chapas.

No comando

Num passado recente, o Guarda Civil Municipal (GCM) Alexandre Montenegro disputou a presidência do sindicato com Sanny. Depois de conseguir impedir os servidores da Educação de votar, por estarem representados por um sindicato próprio, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (ATEM), o GCM perdeu a disputa. Montenegro também perdeu a compostura e caiu nas provocações de Carlos Alexandre. Foi gritaria e chutes para todo lado.

Pormenores

Detalhe importante que não pode ser esquecido é que as eleições passadas para o comando do sindicato chegaram a ser anuladas e os servidores precisaram voltar às urnas. Teve até interferência da Justiça do Trabalho, o que deve se repetir. A chapa encabeçada pelo PSOL já apontou que é necessária mais transparência no processo eleitoral, destacando que serão 12 urnas e cinco fiscais de cada lado. O curto espaço de campanha também é alvo de críticas.

Estado laico

A ação do Ministério Público (MP) que pretende remover a frase “sob a proteção de Deus” da sessão da Câmara de Rio Preto virou, de fato, uma disputa religiosa. O MP aponta que a expressão é inconstitucional por contrariar a laicidade do Estado, prevista na Constituição Federal. Não só em Rio Preto, mas pelo Brasil, tem aparecido ações semelhantes. Na mesma proporção, a bancada evangélica tem esperneado. Por aqui, quem faz as vezes de criticar o processo é o vereador Anderson Branco (PL).

Confusão normal

A laicidade do Estado é frequentemente confundida com a falta de religião, principalmente por aqueles que estão fazendo uso político da polêmica levantada pelo MP. Na verdade, dizer que o Estado é laico significa apenas que permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões, fés e compreensões filosóficas da vida, inclusive a não religião e as posições que negam a existência de quaisquer divindades ou seres sobrenaturais, como o ateísmo. Não há motivos para criar polêmicas em algo tão simples e plural.

Sem resposta

Recentemente, o deputado Valdomiro Lopes (PSB) esteve no gabinete do prefeito interino, Paulo Pauléra (Progressistas), e recebeu a missão de pedir dinheiro para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A verba seria destinada para a Saúde que, segundo Pauléra, tem enfrentado dificuldades financeiras gravíssimas. Com o papel na mão, o deputado não perdeu tempo e correu para São Paulo e postou a resposta.

Um pingo e um risco

Diz o ditado que “para um bom entendedor, meia palavra basta”. A falta de palavras também costuma ter interpretações. Às vezes equivocadas, às vezes nem tanto. No vídeo divulgado por Valdomiro Lopes, ficou bem claro que Tarcísio de Freitas mandou um recado dizendo apenas que o “compromisso vai ser honrado”. No entanto, ninguém respondeu às questões: qual o valor pedido e qual será o valor do repasse?

Bateu perna

O vice-prefeito Orlando Bolçone (União Brasil) aproveitou o período em que esteve em exercício do cargo de prefeito e foi para Brasília (DF). Um dos encontros foi no Ministério do Trabalho, com o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, e o coordenador-geral do Departamento de Qualificação Profissional, Denis Freitas. Ele apresentou um projeto de instalação de uma extensão da Escola do Trabalhador.

Mais visitas

Bolçone também aproveitou para passar no gabinete do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL). O prefeito interino entregou a 38ª edição da Conjuntura Econômica do município e aproveitou para discutir os indicadores econômicos. Segundo a assessoria do Motta, Bolçone deixou um convite especial ao deputado para visitar o Parque Tecnológico Wanda Karina Bolçone. O Partec está em atividade desde 2018.

AS MAIS LIDAS